Bahia Farm Show: Investimentos são anunciados em cerimônia de abertura

Texto: Cheilla Gobi

Fotos: Jayme Modesto

A 9ª Edição do Bahia Farm Show foi aberta nesta terça-feira (28/05) em Luís Eduardo Magalhães, BA, pelo governador Jaques Wagner. Durante a abertura da Feira de Tecnologia Agrícola e Negócios, foram assinados: um convênio do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia – FUNDESIS e uma autorização através do DERBA, para licitação de implantação e pavimentação da rodovia do sistema RODOAGRO, com a extensão de 56,50 km, além disso, foi assinado um decreto que cria um fundo especial para viabilizar um fundo especial destinado a investimentos em infraestrutura na região oeste do estado.

Por intermédio da Secretaria de Agricultura da Bahia Pesca para desenvolver a cadeia produtiva da pesca procedeu a assinatura do termo de cooperação entre governo do estado e prefeituras de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério e Angical, que tem como objetivo o fomento da piscicultura e viveiro escavado, entrega de alevinos, assistência técnica e capacitação de produtores.

De acordo com o governador Jaques Wagner, a Bahia Farm Show já se consolidou como a maior feira do agronegócio da tecnologia e também do desenvolvimento no norte nordeste. Parabenizou aos desbravadores. “Quero parabenizar a todos aqueles que foram os desbravadores desse pedaço de chão da Bahia. Tenho um carinho especial pelos empresários da área da agricultura e de todas as atividades econômicas empresariais”, disse.

 

Produtor homenageado

Na solenidade de abertura o produtor Walter Horita recebeu homenagem em nome de todos os agricultores, pela competência, dedicação e profissionalismo.

“É uma satisfação enorme receber esta homenagem, e eu sempre digo que representar os produtores do oeste da Bahia é uma tarefa de grande responsabilidade, pelo fato de termos os melhores agricultores do Brasil,”.

 

Perspectiva

O volume de negócios gerados na feira está sempre sendo superado pela edição seguinte no que atrai interesses de grandes corporações no setor de máquinas e implementos agrícolas. A expectativa é de que o volume de vendas e de público supere a edição do ano passado. A feira teve um acréscimo de 20% na área de exposição e a cada ano mantém-se em contínuo crescimento.

Conforme a coordenação do evento, as instituições financeiras presentes na feira apresentam linhas de créditos especiais para o produtor rural, fazendo da Bahia Farm Show a maior feira de tecnologia agrícola de negócios do norte nordeste uma das cinco maiores do Brasil.

Segundo o Presidente da Aiba, Júlio Buzato, para se chegar aos atuais resultados foram muitos os desafios e realizações. Afirmou também que este ano foi muito atípico, motivado pela seca e a lagarta helicoverpa armigera, que trouxeram uma insegurança, mas que foi superada pela união e a força que todos os produtores e empresários do agronegócio na região. Falou ainda da importância do apoio do governo do estado neste processo, a exemplo com os programas de ações.

A Bahia Farm Show é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA, ABAPA, Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Implementos do Oeste da Bahia – ASSOMIBA e prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e se encerra no próximo sábado (01 de Junho) com estimativa de receber cerca de 65 mil visitantes que poderão gerar negócios superiores a R$ 650 milhões. 

 

 


Compartilhe:

Comentários: