(Reunião com os pais na Escola Ivo Hering – Luís Eduardo Magalhães)
O Décimo Batalhão da Policia Militar vem desenvolvendo há cinco anos, no Oeste da Bahia, o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. É um programa social, de caráter preventivo, desenvolvido em escolas públicas e particulares com crianças e adolescentes que cursam o 5º ano do ensino fundamental.
Em apenas cinco anos já foram formados mais de 3000 proerdianos nas cidades de Barreiras, Luis Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto. Desde o dia 10 de Setembro de 2012, vinte e três (23) novas turmas estão sendo atendidas pelo Proerd, em três outras localidades: Angical, Cristópolis e São Desidério.
(Lição 3 – Consequências do uso da Maconha – Escola Mun. Nossa Sra. Aparecida – Formosa do Rio Preto/Ba)
Esse programa só é possível devido a parceria entre a Policia Militar, a Escola e a Família que estão imbuídas em prol de um objetivo comum: manter as crianças e os adolescentes longe das drogas.
(Lição 5 – Cuidados com Inalantes – Escola da Terra – São Desidério/Ba)
Inicia-se com uma reunião com os pais e educadores, no sentido de divulgar o programa e orientar o engajamento e a participação de todos no processo.
A aula é ministrada por um policial militar fardado , que dura em média uma hora e meia , uma vez por semana , em cada turma. Serão 10 lições com temas variados, enfocando principalmente a questão das drogas e da violência. Ao término das aulas haverá uma solenidade de Formatura com a participação dos alunos envolvidos no programa, professores, pais e autoridades convidadas.
Fonte: Mural do Oeste
Por: Sérgio C. Santos