Barreiras adere à Campanha Nacional contra Hanseníase, Verminoses e Tracoma

ASCOM
Terá início no dia 28 de julho até 30 de agosto em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Hanseníase, Geohelmintíases (verminose) e Tracoma 2014, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com os municípios. Em Barreiras uma série de ações será desenvolvida neste período pelas secretarias de Educação e Saúde que criaram a Campanha Municipal de Busca Ativa de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase destinada a estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos em escolas municipais.

O objetivo da campanha é a redução da carga parasitária em escolares do ensino fundamental, identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método do espelho”, além de identificar e tratar casos de tracoma nos escolares. Após a identificação, os suspeitos serão referenciados à rede básica de saúde visando à confirmação diagnóstica e tratamento. Profissionais das duas secretarias desenvolverão ações de mobilização e orientações aos professores e escolares. Logo depois, serão oferecidas doses do anti-helmíntico (medicamento de combate às verminoses) e do preenchimento da ficha de autoimagem, método do espelho – para o diagnóstico da hanseníase.

“A estratégia no ambiente escolar, já utilizada internacionalmente, reduz os custos do tratamento e potencializa os resultados da intervenção por ser uma excelente oportunidade de atingir o maior número de crianças em razão da agregação de crianças e adolescentes nesse ambiente”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Arisleide Bispo.


Compartilhe:

Comentários: