Barreiras está sendo organizada e planejada para o futuro

É o que disse o Secretário de Serviços Públicos e Transporte, João Muniz, fala dos projetos que estão em andamento e em obras que serão implantadas nos próximos anos na cidade.

capa72
Texto e fotos: Gabriela Flores
O município de Barreiras está prestes a se transformar em um verdadeiro canteiro de obras. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Oeste, o secretário de serviços públicos e transporte, João Muniz, revelou com exclusividade detalhes de projetos que estão em andamento e de futuros ações que serão implantadas pela prefeitura.

Muniz revelou que ao assumir o cargo, secretaria e a prefeitura em modo geral estavam sucateadas. “Eram dívidas, não se encontrava documentos importantes, não se conseguia certidões, não conseguíamos pegar recursos do Governo Federal… Tudo isso foi sanado no primeiro ano de governo. Só conseguimos trabalhar com mais segurança agora em 2014. Antes tinha uma máquina niveladora, hoje a prefeitura tem quatro máquinas”, disse o secretário.

A prefeitura está investindo pensando no futuro e aproveitando as áreas que tem. Será criado o Parque Novo Tempo e dará um novo espaço de lazer para toda a família. A obra de R$ 2 milhões será feita perto do Posto Turbinas e vai contar com uma pista de cooper, ciclovia, equipamentos de ginástica, parques infantis e pista de skate. Além disso, será criado o Centro de Iniciação ao Esporte em frente ao antigo Matadouro. O centro terá um ginásio poliesportivo, vestiários, enfermaria, academia e estrutura de atletismo. “Queremos investir na juventude, vamos formar atletas Olímpicos. Esses projetos já estão prontos e só esperando a Caixa liberar para fazer a licitação”, afirmou o secretário.

Investindo ainda mais no esporte e lazer, também será construído o Centro de Esporte Unificado, que é uma quadra coberta, com pista de skate, teatro, biblioteca, sala de informática, que já está em andamento entre o Bairro Cascalheira e a Vila Amorim. “Muitos políticos pensam só nos quatro anos. Estamos pensando em uma Barreiras para 20, 30 , 40 anos, essa é a visão do prefeito Antonio Henrique”, declarou Muniz. Quem tiver reclamações ou sugestões o telefone da secretaria é 3613.9741.

Confira a entrevista abaixo.

capa71Jornal Gazeta do Oeste – A população já nota a recuperação asfáltica que a prefeitura está fazendo. Quanto já foi feito e como vai o andamento dessa recuperação das ruas?
João Muniz – Já foram feito quase 100 mil m² de asfaltamento na cidade em 2014. Atualmente estamos no Sandra Regina. Vamos fazer a recuperação asfáltica de todas as ruas e travessas do Sandra Regina e do Jardim Ouro Branco. Já começamos esse trabalho. Já estamos na Rua Dom Pedro I. Ao invés de estarmos construindo ruas novas, estamos recuperando as antigas, que foram abandonadas pela antiga gestão. São poucas as que fizemos onde não se tinha asfalto. Barreiras viveu 8 anos de atraso.

JGO – A questão dos trabalhos da EMBASA está atrapalhando a secretaria nessa recuperação asfáltica?
J.M. – Na recuperação asfáltica da cidade, sim, mas por outro lado saneamento básico é importante para o município, é uma questão de saúde pública. Cria-se esse transtorno na hora de abrir as ruas, mas o resultado final é mais saúde, uma cidade mais limpa e bonita. Acaba sendo um mal necessário esse serviço da EMBASA.

JGO – Como está sendo esse novo sistema de containers de lixo?
J. M. – Barreiras é a primeira cidade do Norte/Nordeste a ter um sistema de coleta de containers. Depois que o caminhão passa e que faz a coleta, vem outro caminhão que faz a lavagem do container. Ele lava na própria rua e usa produtos aromatizantes para acabar com o mau cheiro. Hoje já temos 200 containers e mais 100 para serem colocados. Esse sistema é o que foi exigido pelo Comitê Internacional para que o Rio de Janeiro implantasse para as Olimpíadas. É algo de primeiro mundo. Hoje você pode colocar o lixo a qualquer hora nos containers. Os caminhões vão passar nos dias programados, mas se o container ficar cheio basta ligar no 3611.3623 e pedir para que um caminhão vai na rua e recolha os resíduos. Sem falar na estética que esse sistema traz para a cidade.

JGO – A prefeitura já comprou novos semáforos e agora? E quanto tempo à população será beneficiada com a nova aquisição?
J. M. – Todos os semáforos serão trocados por modelos modernos. Nós tínhamos 11 semáforos em Barreiras e hoje estamos ampliando para 14. Agora vamos abrir um cruzamento na Curva do S e colocar um semáforo ali. Outro será na Coronel Magnum com a José Bonifácio, ali em frente ao ABCD. De inicio serão implantados sete semáforos novos já a partir de segunda-feira (4). Os que já existem, se tiver condições de serem restaurados, vamos restaurar. O semáforo da feira, com esse novo sistema que vamos implantar, ele já é um modelo ultrapassado e será substituído. Todos os semáforos da avenida central serão sincronizados, são semáforos inteligentes. Vai ser trocada toda a fiação e, dependendo da situação de cada semáforo, pode demorar mais ou menos o tempo de implantação.

capa73


Compartilhe:

Comentários: