Barreiras ganha primeira Praça dos Sentidos do Oeste

A inclusão da pessoa com deficiência em áreas públicas de lazer ainda é um desafio em todo o Brasil. Só na Bahia, 20% da população apresenta algum tipo de deficiência, segundo dados do IBGE. A Prefeitura de Barreiras assumiu o desafio da acessibilidade e construiu a Praça dos Sentidos, a primeira do oeste baiano, adaptada às necessidades dos deficientes.

 “A praça foi uma ótima iniciativa do governo municipal, essa praça é a primeira em termos de acessibilidade, essa iniciativa é um modelo para a construção de outras praças e que isso possa se estender a outros espaços públicos de Barreiras. Nós que somos portadores de necessidades especiais, precisamos de espaços como esse que é adaptado para atender todas as nossas necessidades”, falou a professora Cristina Araújo Ramos, portadora de baixa visão.

A Praça dos Sentidos tem internet wi-fi gratuita, piso rebaixado para acesso de cadeirantes, piso tátil, paisagismo com ilhas de chá, temperos e flores, quatro banheiros adaptados, lanchonetes, quiosques, estacionamento para deficientes, faixas para identificar a altura dos degraus e plaquetas em Braille. 

“Essa praça é muito importante por valorizar a acessibilidade e as pessoas com necessidades especiais, isso significa respeito à diversidade e as diferenças”, falou a Técnica de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação do município, Samara Pires Farias.

Fonte: Dircom Barreiras


Compartilhe:

Comentários: