Barreiras: Líder afirma que apesar das dificuldades, administração tem avançado

Texto: Cheilla Gobi

Foto: Jayme Modesto

A vereadora Maria das Graças (Dra. Graça) que é pediatra e atua na região há mais de 15 anos, em sua primeira candidatura em Barreiras conseguiu uma marca de votos histórica, 1.931 votos sendo considerada, “o novo fenômeno político da cidade”, onde foi a terceira vereadora mais bem votada e indicada líder do governo.

Em entrevista ao Jornal Gazeta do Oeste, Maria das Graças falou sobre a situação de como foi encontrada a prefeitura em janeiro e fez uma avalição do governo nesses primeiros meses. Ela pediu paciência á população e afirmou que diante dessas dificuldades, ainda sim o trabalho está sendo executado e que a partir de agora será realizado todo o planejamento proposto pela gestão.

“Na minha avaliação de como foi encontrada a prefeitura com dívidas, e até mesmo salários de servidores atrasados, ruas completamente esburacadas, escolas com a estrutura física comprometida, isso atrapalhou e muito o início da gestão, do prefeito Antônio Henrique. Hoje sabemos das dificuldades, e de sua luta diária, peço a população de Barreiras que tenha um pouco mais de paciência, a prefeitura está no período de ajustes da máquina pública, e logo, várias ações serão colocadas em prática, daí em diante o povo irá senti melhorias e notar várias ações do governo municipal,” disse a líder.

Como líder, Graça tem ouvido e levado queixas dos vereadores e da população para o gestor, principalmente nas áreas de infraestrutura, educação e saúde. “Temos procurado manter sempre o diálogo com o prefeito. Nestes primeiros meses as cobranças foram intensas, mas estamos administrando bem”, afirmou.

 

Saúde

Conforme Graça, na área da saúde, a secretária Regina Figueiredo encontrou inúmeros problemas, principalmente com relação às especialidades, e houve dificuldades na renegociação desses profissionais.

 

Infraestrutura

Já na Infraestrutura, o recapeamento veio, mas de forma tímida segundo a população, e muitas ruas da cidade continuam intransitáveis. “O prefeito reconhece todas essas problemáticas, reconhece ainda o atraso nestas ações, conforme o prefeito a partir de agora tudo irá se ajustar, foram momentos árduos neste início de governo”, garantiu a líder.

 

Ações

Graça destacou ações já realizadas pelo atual governo, como o cumprimento do salário atrasado dos servidores concursados, o pagamento que foi parcelado em três vezes já foi cumprido. Renegociação da dívida com o INSS, dívida esta, que chega a 226 milhões de reais, e ainda com a aprovação da Lei Municipal nº 1025 de 20 de março 2013, a Câmara de Vereadores de Barreiras autorizou o prefeito negociar o parcelamento de débitos federais oriundos do PASEP-Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. A dívida de R$ 3.900 milhões foi parcelada em 60 meses com pagamento através das receitas de FPM e ICMS. A vereadora frisou também a limpeza da cidade e coleta de lixo com frequência. Segundo a parlamentar, o governo tem se preocupado também com a zona rural e a periferia.

Graça acredita que o papel de líder é também de ajudar no bom relacionamento entre o executivo e legislativo. “Na câmara os vereadores tem respeitado o meu papel de líder, sabem que não estou ali só para dizer que sou líder do governo. Quero ser o intermediário, quero ser parceira, além de tudo ajudar no bom relacionamento entre o executivo e o legislativo, e a todo o momento tenho mostrado para meus colegas vereadores, que o prefeito está aberto ao diálogo, seja por intermédio da líder ou não. É um governo transparente”, assegurou.

A vereadora disse entender os anseios da população. “Entendemos a ansiedade da população que quer ver resultados nos primeiros meses, mas é importante que a população entenda que o governo está com boas intensões e acredito que tudo dará certo, é um prefeito que já governou por três mandatos, conhece o município e no final deste ano a população já vai está com outro discurso tenho certeza, e se não funcionar vamos cobrar sim, não é porque sou líder do governo que não vou atrás das soluções, não sou apenas líder do governo sou representante do povo, mas tenho a convicção de que estou defendendo um governo em que acredito e peço para que o povo de Barreiras também confie”

 


Compartilhe:

Comentários: