Barreiras sediou conferência territorial de cultura

Texto: cheilla Gobi –cheilla@jornalgazetadooeste.com.br

Fotos: Jayme Modesto –modesto@jornalgazetadooeste.com.br

As conferências tem sido importantes momentos de interação e diálogo entre o poder público e sociedade civil, para construção conjunta de políticas culturais. Dando continuidade às discussões sobre políticas culturais que acontecem desde o início do mês de junho nas Conferências Municipais de Cultura, o Governo do Estado da Bahia iniciou a etapa Territorial das Conferências de Cultura 2013.

Nos dias 12 e 13 Barreiras sediou a conferência territorial da Bacia do Rio Grande. Uma equipe da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBa, ministrou o evento que foi realizado no Palácio das Artes, localizado na Praça Castro Alves.

A programação incluiu a apresentação da metodologia de trabalho e das respostas da SecultBa às demandas do território, discussão das propostas culturais para a região e decisão de prioridades, e ainda eleição dos delegados para as conferências setoriais e para a estadual. As manifestações culturais e apresentações artísticas também tiveram espaço durante os dois encontros.

Para a superintendente de desenvolvimento territorial da cultura, Taiane Fernandes, a conferência é uma grande conquista da sociedade civil, um momento muito importante. “É o momento de trazermos devolutivas, respostas, mas também de ouvir novas propostas de construirmos juntos, uma política cultural para todos os baianos. É um grande passo que estamos dando neste campo que é tão novo, campo das políticas públicas na área cultural. Estamos realizando esta 5ª Conferência com muito cuidado, e a intensão é positiva”.

Representantes dos municípios de Barreiras, Luiz Eduardo Magalhaes, Cotegipe, Wanderley, Santa Rita, Formosa, Cristópolis, São Desidério, Baianópolis e Mansidão participaram desta etapa da Conferência Territorial. As Conferências Setoriais serão de 13 a 28 de setembro, quando o espaço estará voltado para as áreas dentro da cultura, como o teatro, circo, dança, culturas indígenas, ciganas e afro e Patrimônio, dentre outras. A Estadual de 10 a 13 de outubro no Centro Cultural em Alagoinhas. Todas as etapas da V Conferência de Cultura da Bahia integram a III Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília, de 26 a 29 de novembro de 2013.

Este ano, o tema da conferência estadual é “Uma política de Estado para a cultura: Desafios do Sistema Estadual de Cultura” e tem como objetivo principal reunir a comunidade cultural para debater as políticas públicas de cultura em desenvolvimento no Estado.

De acordo com o coordenador territorial, Cléber Eduão, as conferências têm como objetivo central construir políticas públicas. “Queremos uma articulação entre governo federal, estadual e municipal, por isso realizamos estas conferências, e acreditamos no fortalecimento, implantação do Sistema Nacional de Cultura”.

As caravanas passarão pelos 27 Territórios de Identidade até o dia 09 de setembro, com o objetivo de debater e definir caminhos para as políticas públicas culturais de todo o estado.

 

 


Compartilhe:

Comentários: