Buritirama: Lançamento da semana mundial da amamentação

Reinaldo Rolon

A Prefeitura de Buritirama, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou ontem (05/08), a partir das 18 horas, na Câmara de Vereadores, a semana mundial da amamentação, tendo como mestre de cerimônias a Grasciella Chagas.

O objetivo principal é incentivar o aleitamento materno e dar à mulher o apoio necessário nesse momento tão delicado, explicou a Diretora do Centro de Saúde Agda Ramos, apresentando inúmeras estatísticas sobre as gestantes da cidade.

Estiveram presentes como convidados especiais, os enfermeiros Uosles Carlos Machado (coordenador do SAMU), Eva Mª Conceição, Patricia Ferreira Azevedo (Diretora da Atenção Básica), Keila Jacobina (representante da Unidade de Pronto Atendimento), a representante dos agentes comunitários de saúde Fernanda Marques, representante das gestantes e nutrizes Valdirene Alves da Costa e o secretário de finanças Irom Marques de Almeida.

A enfermeira Patrícia falou sobre a importância da amamentação até os seis meses de idade, segundo ela, o leite materno é o alimento mais saudável para o bebê.

Em seguida a enfermeira Eva Conceição se dispôs a colaborar com todos os que precisarem de qualquer orientação sobre o aleitamento materno. “Amamentar traz muitos benefícios tanto para você quanto para o bebê. É uma incrível maneira de criar intimidade e construir elos. O leite materno possui ainda todos os nutrientes de que o bebê precisa para se desenvolver bem nos primeiros seis meses de vida”.

Estudos mostram que o leite materno possui anticorpos que protegem a criança contra infecções, como gastroenterites (doenças com presença de diarreia), doenças respiratórias, infecções urinárias e otites. Também reduz o risco de o bebê ter doenças mais graves, como diabete e leucemia, e diminui a tendência a problemas alérgicos, como asma e dermatite.


Compartilhe:

Comentários: