Buritirama: Rastreamento de Câncer de Mama mostra balanço positivo

buri-71

ASCOM
A Prefeitura de Buritirama mobilizou a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e por sua vez todos os Postos de Saúde da Família (PSF), o SAMU, a Unidade de Pronto Atendimento e Maternidade, que se revezaram para enfrentar a maratona de atendimentos realizados na tentativa de diagnosticar precocemente o câncer de mama, em prol da saúde da mulher buritiramense.

Os oito dias em Buritirama, e com um balanço muito positivo, a carreta itinerante de mamografia digital realizou 1.157 exames de prevenção do câncer de mama. O balanço registrou ainda que foram atendidas 37 mulheres acima da meta estabelecida, que seriam de 1.120 mulheres. Deste total, 768 atendimentos foram realizados de acordo com o cronograma estabelecido e 389 mulheres fizeram exames de prevenção fora da faixa etária proposta pelo cronograma.

Foram atendidas mulheres tanto da sede como da zona rural do muncípio. O INCA (Instituto Nacional do Câncer), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, registra o câncer de mama como o maior incidente entre as brasileiras, seguido do câncer de colo de útero. Mesmo em era virtual, ainda morrem mulheres por falta de informação da doença, e, principalmente, do diagnóstico precoce.

O exame de mamografia é a primeira etapa da Estratégia Itinerante. O resultado será entregue ao paciente. Existindo alguma alteração no exame, a pessoa será encaminhada para outra etapa do programa onde serão realizados exames de diagnósticos complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado em Unidades de Alta Complexidade em serviço de Oncologia de Referência.

O GOVERNO AÇÃO E JUSTIÇA incentiva os programas de rastreamento populacional através da mamografia, sabendo da importância do diagnóstico precoce associada ao exame clínico das mamas, que comprovadamente diminuem em pelo menos 30% as taxas de desenvolvimento inevitável da doença.


Compartilhe:

Comentários: