Buritirama realiza I Fórum Comunitário do Selo Unicef

Reinaldo Rolon

A020

A Prefeitura de Buritirama promoveu, nessa quinta-feira(07), o I Fórum Comunitário do Selo Unicef – Município aprovado e coloca Buritirama na disputa do cobiçado prêmio. O evento é mais uma etapa que culminará na premiação das melhores iniciativas em prol da proteção aos direitos da criança e do adolescente. A adesão feita pelo Prefeito Arival Viana, será para a conquista do reconhecimento internacional pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O fórum foi coordenado pela Articuladora Municipal e Secretária Municipal de Saúde Nádia Caitano, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Comissão Intersetorial dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O I Forum Comunitário teve sua abertura artístico-literária,  na forma de um CORDEL, interpretadas pelos adolescentes Caik Conceição e Jean Dos Santos.

Durante o fórum, os participantes foram divididos em 6 grupos para as discussões que irão elaborar o plano para dar um passo fundamental no compromisso de desenvolver um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social voltadas para a melhoria da qualidade de vida da criança e do adolescente. Com estas discussões, os participantes contribuem na construção de um Plano de Ação, definindo o que precisa ser feito para melhorar o atendimento à infância e adolescência.

Os grupos formados discutiram os temas da seguinte forma:grupo 1-redução das desigualdades relacionadas ao gênero, grupo 2-redução das desigualdades relacionadas a raça e etnia, grupo 3-redução das desigualdades relacionadas à renda, grupo 4-redução das desigualdades relacionadas à condição pessoal, grupo 5- redução das desigualdades relacionadas à território e grupo 6- redução das desigualdades relacionadas à idade.

Após os debates, representantes dos 6 grupos apresentaram a todos os participantes as prioridades definidas nas discussões.

Para finalizar, a Articuladora Municipal, Nádia Caitano falou da importância do I Forum Comunitário do Selo Unicef para a conquista do cobiçado reconhecimento internacional que seguramente, com as ações tomadas, com o trabalho realizado, a prioridade é fortalecer a garantia do direito da criança e do adolescente, realizado em parceria com as demais secretarias, da Prefeitura Municipal e comunidade em geral.

Várias autoridades marcaram presença no fórum, além da Articuladora Municipal do Selo Unicef, Juliano Henriques Riani Viana (Advogado e Procurador do Município), representando o Prefeito de Buritirama, Arival Viana, Vereador Antonio Ferreira, Quézia Mendonça (representando a Secretária de Assistência Social, Ana Claudia Paraense Viana), Orlando Lima (Secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos-SIOSP), Geraldo Da Cruz Junior (Secretário Municipal da Educação) e MÔNICA PEREIRA, Conselheira Tutelar, representando a Presidente do Conselho Tutelar de Buritirama, Maria José.

É o GOVERNO AÇÃO E JUSTIÇA, sempre empenhado em melhorar a qualidade de vida de suas crianças e adolescentes, investindo no cumprimento de seus DEVERES e DIREITOS, implementando e aprimorando programas e políticas de atenção à infância e adolescência.


Compartilhe:

Comentários: