Buritirama: SAMU 192 comemora um ano de instalação

João Néris DRT 4145/BA

 

Às 11 horas do dia 10 de janeiro de 2013 foi comemorado o 1° aniversário de instalação da unidade do SAMU 192 no município de Buritirama-Bahia. De forma simbólica, a equipe local festejou com grande estilo, e contou com as presenças dos Secretários Municipais: Nádia Caitano (Saúde), Ana Claudia Paraense Viana (Assistência Social) e Irom Marques (Administração e Finanças), além do Prefeito de Buritirama, Arival Viana.

Na ocasião, o Coordenador da Equipe, Enfermeiro Uosles Carlos destacou os avanços neste primeiro ano. Fez ainda algumas reinvindicações e disse que apesar das dificuldades, os trabalhos superaram as expectativas e afirmou que a equipe está comprometida com a comunidade.

O Secretário atual da Administração e Finanças, Irom Marques que até o ano passado conduzia à Secretaria de Saúde falou que mesmo com poucos recursos, a Prefeitura deu toda estrutura para que o SAMU 192 fosse instalado e conquistasse excelentes resultados e confiança da população. Irom disse que ao contrário de muitos municípios que estão devolvendo às ambulâncias e desativando estas unidades por falta de condições, em Buritirama o SAMU 192 continua firme e forte, graças ao comprometimento da administração municipal em melhorar a saúde da população.

A Secretária de Ação Social, Ana Claudia parabenizou a equipe pelas conquistas e disse que está sempre disposta a apoiar qualquer projeto para o bem de Buritirama. Ana frisou que tanto a Secretaria da Saúde, quanto a da Assistência Social devem andar juntas, pois segundo ela tem o mesmo propósito, melhorar a vida das pessoas.

 A Secretária da Saúde, Nádia Caitano, disse está feliz pelo momento de credibilidade que o SAMU 192 de Buritirama tem perante a sociedade. Nádia lembrou que desde que foi instalado no ano passado, às pessoas estão se conscientizando rapidamente da importância desta unidade e garantiu que fará de tudo para melhor ainda mais às atuações da equipe.

 

 O Prefeito Arival Viana parabenizou todos os profissionais do SAMU 192 e destacou a importância da unidade que completou um ano de sucesso.

Entre vários assuntos abordados sobre o início da administração municipal, Arival alertou quanto ao compromisso de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal neste primeiro quadrimestre, onde tem que diminuir o índice de pessoal. Disse ainda que até agora não sabe quanto de fato à prefeitura tem nos cofres públicos, pois as contas da prefeitura que eram operadas pela agência do Banco do Brasil em Barra, foram transferidas para a nova agência de Buritirama, e esta até agora não disponibilizou as senhas de acesso ás contas bancarias, portando não sabe ainda o real saldo das finanças.

Arival revelou que no momento, existem algumas prioridades a serem atendidas na gestão como toda, porém disse que dará total apoio para melhorar a estrutura do SAMU 192 local.

Desde que foi inaugurado em 10 de janeiro, o SAMU 192 vem sendo custeado com os recursos próprios do município de Buritirama e uma parte com recursos da União, faltando o Estado da Bahia, encaminhar os recursos financeiros acordados. A equipe é composta por 01 Enfermeiro, 05 Técnicos e 04 Condutores.

 

Até o mês de dezembro de 2012 tem o seguinte balanço: 316 Atendimentos; sendo que o maior número foi no mês de maio com 43 ocorrências. Vale destacar que neste período ocorreu a festa da Micarama. Já o mês com menos ocorrências foi abril, apenas 15. Destes 316 atendimentos, foram registrados apenas 05 óbitos: janeiro, fevereiro, março, agosto e novembro, ou seja, um em cada mês.

A população correspondeu às expetativas e não houve número considerado de trotes, apenas 03 registrados, mesmo assim foram aqueles que  não esperaram pelo atendimento da equipe do Samu 192, e que  foram levados por terceiros.

Outro dado importante, é no tocante aos acidentes com veículos: Em 2012, foram atendidos: 07 pacientes de acidentes com carros e 29 com motos; um número absurdo para a demanda do Município, tendo maio o mês com a maior incidência de acidentes, carro: 03 e moto 06.

O número de pessoas atendidas em virtude de atropelamentos foi de 05 casos, sendo que o mês de janeiro foi o mais alterado com 02 registros.


Compartilhe:

Comentários: