Buritirama: Secretaria de Saúde realiza exame de glaucoma

buriti-71
ASCOM

Prefeitura de Buritirama, através da Secretaria Municipal da Saúde e em parceria com o Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil (ISOB), realizou no dia 5 de novembro exames para o diagnóstico do glaucoma, doença ocular que pode levar à cegueira.

Desde primeiras horas da manhã desta quarta-feira, centenas de pessoas aguardavam a triagem para efetuar o exame clínico, realizado no Auditório da Secretaria Municipal da Saúde. Neste dia também estão sendo atendidos os pacientes já diagnosticados e têm retorno marcado para acompanhamento.

A Secretária Municipal da Saúde, Nádia Caitano, enfatizou a importância da realização do exame oftalmológico porque o glaucoma não produz sintomas característicos, portanto somente é perceptível através dos exames clínicos (exame de fundo de olho) verificando a pressão intraocular e detectando alterações no nervo ótico.

São pacientes de risco os que têm acima de 35 anos e os portadores de diabetes. É importante considerar também o histórico familiar para o diagnóstico, pois cerca de 6% das pessoas com glaucoma já tiveram um caso na família.

O Governo Ação e Justiça criou este momento para a população buritiramense,  pela importância da consulta periódica com o oftalmologista, sendo o acompanhamento essencial para evitar o agravamento de doenças e no diagnóstico do glaucoma.


Compartilhe:

Comentários: