Buritirama: Secretaria Municipal de Saúde implantará “Teste da Mamãe”

Reinaldo Rolon

A Prefeitura Municipal de Buritirama, através da Secretaria Municipal de Saúde implantará a partir desta segunda-feira (22/07), o “TESTE da MAMÃE”, uma nova metodologia para exames do pré-natal, ampliando a oferta de exames e possibilitando um diagnóstico mais rápido.

Exames que serão disponibilizados: HIV (I e II), HTLV (I e II), HEPATITE B e C, TOXOPLASMOSE, SÍFILIS, CITOMEGALOVIRUS E HEMOGLOBINOPATIAS (Doença Falciforme).

O HIV, HTLV, SÍFILIS são doenças sexualmente transmissíveis que podem ser evitadas tomando as precauções necessárias, seria popularmente o “Faça Sexo Seguro” ou “Use camisinha”.

A HEPATITE é uma doença do fígado, causada por um vírus, decorrente do abuso de bebidas alcoólicas, ou alguns remédios.

A TOXOPLASMOSE é uma doença causada por um parasita, normalmente transmitida por animais domésticos, e pode ser muito perigosa se contaminada durante a gravidez, não para a mãe, e sim para o bebê. Pode causar retardo no crescimento, edema generalizado e ainda retardo mental, entre outras malformações.

O CITOMEGALOVÍRUS é um vírus que pode contaminar o feto através da placenta ou durante o parto normal e neste caso o bebê pode sofrer surdez, limitação no crescimento e problemas neurológicos.

A DOENÇA FALCIFORME é uma anomalia das células do sangue e uma das mais comuns no Brasil por se tratar de uma doença genética e hereditária, ou seja, as pessoas já nascem com ela, os principais sintomas são: anemia crônica, inchaços muito dolorosos nos punhos e tornozelos (frequentes até os 2 anos de idade), crises dolorosas nos ossos, músculos e articulações.


Compartilhe:

Comentários: