Buritirama tem sua primeira emissora de rádio

DSC04503WEBtexto

A cerimônia de inauguração, contou com as presenças de prefeitos da região Oeste, vereadores, Polícia Militar, secretários de governo e autoridades religiosas FOTOS: Ascom

 

Cheilla Gobi

A primeira emissora de rádio do município de Buritirama foi inaugurada no último dia 07 – Buritirama FM, cuja programação pode ser conferida pela frequência 87,9 MHz. A cerimônia de inauguração, contou com as presenças de prefeitos da região Oeste, vereadores, Polícia Militar, secretários de governo e autoridades religiosas.

De acordo com o idealizador do projeto, o radialista, João Néris dos Santos, o início das atividades da emissora é fruto de um trabalho iniciado há cinco anos. Revelou detalhes da luta desde o início e também agradeceu os que lhe apoiaram.

O prefeito de Ibotirama, Terence Lessa foi um dos grandes homenageados pela conquista  e, por todo apoio que deu ao longo desta luta. No ato, o prefeito representou o ex-deputado federal, Oziel Oliveira e o senador, Walter Pinheiro que segundo ele, foram pessoas fundamentais nesta luta, além de relatar a batalha de João Néris e da sociedade pelo veículo de comunicação.

O prefeito de Buritirama, Arival Viana falou sobre a importância dessa conquista para o município. “Temos de parabenizar a direção da rádio essa conquista, que entendemos que será de grande importância para a população”.

Conforme a presidente da Associação Comunitária e Cultural de Buritirama, Dayjara Baraúna a rádio não terá tendência política partidária e nem religiosa. Falou ainda, que terá uma programação voltada para a cultura, informação, entretenimento e participação popular.

“Será uma rádio do povo para o povo. De início estaremos com instalações modestas, mas vamos melhorar em todos os sentidos, tanto na estrutura quanto na programação; temos algumas ideias, mas estaremos sempre à disposição para sugestões”, destacou Dayjara.

Procedimentos para instalação da emissora

A luta começou em 2010, quando radialista João Néris dos Santos movimentou toda a comunidade para que o Ministério das Comunicações (MC) disponibilizasse, o Canal de Rádio Comunitária para Buritirama, no Oeste da Bahia. Em 2011 o MC abriu o Edital contemplando o município. Apesar de diversas associações terem tentado sem sucesso, tempos atrás, apenas a Associação Comunitária e Cultural da Cidade de Buritirama, foi a única a participar do certame, com mais de cinco mil assinaturas, sendo uma das maiores adesões do país na disputa por um canal de rádio.

Após todos os procedimentos legais junto ao Ministério das Comunicações, em 2013, o ministro, Paulo Bernardo que até então ocupava a pasta, autorizou a outorga, encaminhando todo o processo para a Casa Civil, informando que tudo estava na legalidade.

Em julho de 2014, a presidente, Dilma Rousseff encaminhou a mensagem presidencial ao Congresso para sua deliberação. Após passar pelas comissões, no início de janeiro de 2015, o atual ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, através da coordenação da Anatel emitiu a licença provisória para instalação da emissora, através do Canal 200, com a frequência modulada em 87,9 MHz.

Em Buritirama, esta é a primeira rádio oficial a ser instalada e certamente será o canal de maior penetração na sociedade; principalmente levando a prestação de serviços, entretenimento e informação ao cidadão.

DSC04345WEBtexto


Compartilhe:

Comentários: