Cacique Carlito Kiriri usa a tribuna da câmara para cobrar direitos que estão sendo negligenciados pela FUNAI e outros órgãos do governo

Texto e fotos: Jayme Modesto

Após sessão solene de abertura dos trabalhos legislativo no dia 05/01, a câmara de vereadores de Barreiras, realizou nesta quarta-feira, 06 a primeira sessão ordinária do ano de 2013.

Depois de uma longa e cansativa leitura do expediente, que durou mais de uma hora, o presidente da casa, Carlos Tito abriu espaço para o cacique Carlos Cristóvão Batista, conhecido como cacique Carlito Kiriri da tribo “Kiriri” fazer o uso da tribuna. De acordo com a nova ordem regimental implantada, todas as quartas-feiras a tribuna estará a disposição da população.

O Cacique em seu pronunciamento disse que seu povo está vivendo em condições desumanas por conta do descaso e do abandono da FUNAI. Sem terras para plantar, sem alimento e sem perspectiva de dias melhores. Carlito afirmou que não quer briga com ninguém, mas alega que o estado tem deixado à desejar em não resolver o impasse entre a Codevasf e a FUNAI.

O fato alegado é que já são mais de dois anos e nem uma providencia fora tomada, apenas de três em três meses recebem uma cesta básica. Segundo ele, os representantes da coordenadoria da FUNAI estiveram na aldeia apenas uma vez, o que tem deixado os índios apreensivos, são 23 índios, (três famílias) para serem alimentados, e não têm passado fome devido à solidariedade de estudantes e moradores de Barreiras, que têm se compadecido com a situação de penúria dos índios Kiriri.

Não sei onde está o entrave. O fato é que estamos de mãos atadas, porque não temos sequer uma posição da FUNAI, de quando sairá nossas terras”, disse Carlito.

A maior revolta dos Kiriris é que a Codevasf agora se coloca como dona da área alegando que comprou. “Se aterra era da união, como que um órgão do governo compra o que já é do governo?” questiona Carlito.  

A Constituição Federal no seu artigo 231 rege que “são reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente, ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens”.

Tribo – O cacique e seu grupo, totalizando 23 índios, ocuparam, em dezembro de 2011, a sede do Escritório da Codevasf na cidade de Barreiras, porém, foram transferidos para o Centro de Treinamentos de Irrigantes da Codevasf – CTI, situada em uma área desmatada, de 34 hectares, a 14 quilômetros da cidade de Barreiras, às margens da BR 135 (trecho de Barreiras a São Desidério), onde vivem provisoriamente. O CTI, por sua vez, é equipado com galpões, alojamento e cozinha, e dispõe de uma pequena área para cultivo, além de algumas árvores frutíferas.

A previsão era que até o final de 2012 fosse entregue a terra definitiva dos índios, localizada no Barreiras Norte, com uma extensão de 63 hectares, e isso não ocorreu. 

Os vereadores externaram apoio a Tribo Kiriri.

Chegou à Casa o Parecer Prévio do Tribunal de Contas Municipal, que opina pela aprovação, por que regulares, porém com ressalvas, das contas da Prefeitura Municipal de Barreiras relativas ao exercício financeiro de 2011.

 

Foram aprovadas duas moções de pesar por proposição do presidente Tito, ao ex-vereador de Angical, Sr. Gonçalo Vieira de Carvalho e à mãe do jornalista Roberto de Sena, Srª Claudentina Ribeiro de Souza. Também foi aprovada moção de pesar da vereadora Beza, a João Bosco Rego Pamplona, conhecido como Jango, e moção de pesar do vereador Aguinaldo Jr. pela morte dos jovens estudantes de Santa Maria – RS.

O vereador Lúcio propôs moção de aplausos aos funcionários do Banco do Brasil e dos Correios e pela atuação da polícia no evento ocorrido em Baianópolis, no último dia 04/02.

 

Indicações aprovadas

Aguinaldo Pereira Junior

-Construção de uma ponte de madeira sobre o Riacho da Onça, na Comunidade de Boqueirão do Rodrigues

-Recuperação das estradas vicinais das comunidades rurais da Mantiqueira, Bezerra, Palmeiras I e II, Brejinho, Bom Jesus, Barra de Água Vermelha, Correio, Tábua de Água Vermelha, Alto da Bela Vista, Boqueirão do Rodrigues e Canabrava

 

Gilson Rodrigues de Souza

-Construção de Posto de Saúde no bairro São Pedro

-Construção de Posto de Saúde na comunidade rural do Rio Branco

-Revitalização e melhoramento de toda a infraestrutura, com a construção de banheiros, calçamento, sinalização e pavimentação da estrada que liga a BR 135 ao povoado Cantinho Senhor dos Aflitos

-Revitalização do Hospital Eurico Dutra, localizada na Vila dos Sás

 

Rudival Sampaio Mendes

-Construção de uma sala para um Infocentro no povoado Tatu

-Limpeza geral da Escola Municipal do povoado Tatu

-Instalação de água no povoado Tatu de Cima

-Instalação de iluminação pública no povoado Sítio do Livramento

-Transporte coletivo gratuito para idosos do povoado Sítio do Livramento

 

Hipólito dos Passos de Deus

-Construção de uma creche na Vila Nova

-Construção de um posto de saúde (PSF) na localidade do Barrocão de Baixo

-Construção de ponte de concreto no Riacho onde se encontra a Ponte da Delegada na estrada de acesso aos povoados de Passagem Funda, Bebedouro, Barrocão de Baixo, Barrocão de Cima

-Pavimentação asfáltica da estrada velha de Angical , que liga a Vila Brasil ao Conjunto Habitacional Burutis I, passando pela parte de baixo do bairro Santa Luzia

-Recuperação das estradas do povoado Tatu de Baixo e Tatu de Cima

 

Izabel Rosa de Oliveira dos Santos

-Limpeza de esgoto e manutenção das caixas de boca de lobo da Travessa Abílio Farias com a Rua Capitão Manoel Miranda

-Cascalhamento da Avenida Luís Eduardo Magalhães e travessas do Lot. Serra do Mimo

-Colocação de lixeiras para reciclagem em pontos estratégicos do Lot. Santo Antonio

-Asfaltamento da rua Califórnia no bairro JK

-Criação de uma Unidade de Saúde da Família no povoado Rio de Pedra

 

Ben-Hir Aires de Santana

-Construção de Posto de Saúde no povoado Val da Boa Esperança

-Construção de Praça no povoado do Cantinho

-Implantação da disciplina de Libras na grade curricular de rede municipal de ensino

-Implantação de semáforo no bairro São Pedro

-Limpeza e proteção de grade nas bocas de lobo do bairro Barreirinhas.


Compartilhe:

Comentários: