Câmara de Barreiras homenageia 42 personalidades com Título de Cidadão

IMG_1807
Texto Jayme Modesto / Fotos: Gabriela Flores

A Câmara Municipal de Barreiras homenageou na noite desta quarta-feira (03), com o título de “Cidadão Barreirense”, 42 personalidades que têm se destacado no município. Com o plenário da Casa Legislativa completamente lotado e um clima de confraternização, os homenageados foram: empresários, autoridades, profissionais liberais, representantes de entidades, entre outras.

Consta das honrarias possíveis de serem concedidas pelo Poder Legislativo, o Título de Cidadão e Cidadã Barreirense, que é oferecido a personalidades nacionais ou estrangeiras, radicadas ou vinculadas no país, comprovadamente merecedoras e com relevantes serviços prestados ao município. Através de Projeto de Decreto Legislativo sobescrito pelos vereadores, conforme os Artigos 189 e 190 do Regimento Interno da Casa.

Um dos destaques das homenagens foi o reconhecimento, por parte dos vereadores, de pessoas simples e humilde da sociedade que fazem um trabalho social e vivem no anonimato, a exemplo da Irmã Sabina e Dona Zefa, homenageadas pelos vereadores Gilson Rodrigues e Hipólito de Deus respectivamente.

A sessão solene foi presidida pelo presidente da Câmara, o vereador Carlos Tito, e com a presença de todos os 19 vereadores, que compõem o legislativo municipal, a sessão contou ainda com a presença do prefeito de Barreiras, Antonio Henrique, e de São Desidério, Demir Barbosa.

Antonio Henrique reconheceu a importância do evento promovido pela Câmara Municipal, em homenagear pessoas que se destacam na sociedade pelos relevantes serviços prestados nas suas especificas áreas de atuação. “Este é um novo nascimento para os homenageados através do reconhecimento da Câmara de Vereadores, mas não podemos esquecer-nos de tantos outros anônimos, que também têm contribuído para o desenvolvimento do nosso município”, disse ele.

“O título já é uma tradição de muitos anos promovido pela Câmara Municipal. Desde então, diversas pessoas vêm sendo reconhecidas pelas suas ações e contribuições para o município, o que tem, de fato, feito Barreiras caminhar para o progresso”, afirmou Carlos Tito.

IMG_1792Opinião
Jayme Modesto

Há mais de 25 anos assisto com regularidade às sessões da Câmara de Barreiras, ainda na antiga sede. E há dois anos venho acompanhando de forma afetiva o trabalho desta legislatura no comando da atual Mesa Diretora, por isso tenho a liberdade e conhecimento de causa para tecer estes comentários, obviamente, a partir do que tenho presenciado, além do que, falo movido pela razão.

Neste período ouvi atentamente os pronunciamentos, debates e ações promovidas pelos 19 ilustres edis, o que muito identifica com aquilo que penso e com aquilo que defendo.

Sabemos que hoje há um divórcio crescente entre a sociedade e os seus representantes, e todos nós presenciamos e nos preocupamos porque isso é algo extremamente grave, e que não atende aos interesses, aos anseios, daqueles que precisam se ver representados para, a partir daí, cobrarem ações na defesa de seus direitos e interesses.

Faço essa reflexão para afirmar de forma categórica, a minha crença e confiança neste legislativo. No momento em que a maioria dos políticos, de alguma forma, disfarçam ou preferem não assumir a ação política de forma muito clara, vejo nestes 19 parlamentares e pessoas públicas, uma preocupação latente no sentido de inverter esta lógica tão comum entre nossos representantes.

Este perfil político diferenciado do legislativo barreirense, faz renascer no seio da atividade política de nossa terra, a confiança na defesa do princípio democrático, com uma atividade política mais digna e mais honrosa, do que a política feita na dimensão maior que essa expressão possa trazer.

A minha visão a política, é essencialmente a abdicação, muitas vezes de projetos pessoais, por mais legítimos que sejam, para que se possa dedicar e se integrar a um projeto coletivo.

Hoje, o que falta em nosso país é isso, a política feita com transparência, feita com determinação e feita na busca de convergências.

Atualmente, o que nós estamos assistindo é a transformação do Brasil quase que em um Estado Unitário. Hoje, apenas o poder central tudo tem, tudo pode e é ele próprio quem define o destino das várias populações distribuídas pelas várias regiões do país.

A Câmara de Barreiras está dando um exemplo de convergência em favor da cidadania, uma grande convergência pelo resgate da política feita com seriedade e com responsabilidade.

A história nos ensina, com acertos e com erros. E é exatamente para não incorrermos nos erros da maioria, que devemos, hoje, com absoluta clareza, dizer o que pensamos e o que buscamos. E isso é possível, sim, desde que se aja com correção e dignidade.

Permitam-me uma afirmação clara: política é coisa para gente digna e honrada, porque a sociedade brasileira depende da ação de seus políticos. E não há espaço vazio nessa atividade. Se os homens de bem não a ocuparem, certamente outros a ocuparão.


Compartilhe:

Comentários: