Câmara de Barreiras lança primeira edição do Diário Oficial Impresso

A câmara também constituiu uma ouvidoria e reformulou o site. Anunciou a atração do sinal digital para TV e Rádio Câmara Municipal de Barreiras, TV Assembleia Legislativa da Bahia, TV Câmara Federal e TV Senado.

 

Texto e fotos: Cheilla Gobi

Na manhã desta segunda-feira, 04, o presidente da casa, Carlos Tito e os demais vereadores lançaram a primeira edição do Diário Oficial Impresso da câmara municipal de Barreiras. O evento contou com a presença dos servidores, assessores e imprensa local.

“O ano se inicia, e com a perspectiva de empregar um trabalho diferenciado em desenvolver em parceria com os 19 vereadores de Barreiras. Não podemos perder a oportunidade de fazer as verdadeiras transformações estruturantes que o poder legislativo precisa, claro, dentro das limitações financeiras técnicas, legais, mas que dentre estas limitações que nos são impostas”, disse o presidente da câmara.

Conforme Tito, pela primeira vez na história do poder legislativo de Barreiras os vereadores tem a oportunidade de fazer o lançamento oficial da primeira edição do Diário Oficial impresso para a sociedade, todos os atos, reuniões, realizações do poder legislativo estarão no Diário.

Tito afirmou que a lei orgânica, a Constituição estadual e a própria Constituição federal impõem um Diário Oficial, não só através de site, mas através do impresso.

Além do Diário, os vereadores também tiveram a oportunidade de instituir por decreto legislativo uma ouvidoria do poder legislativo do município de Barreiras, já instalado e em pleno funcionamento pelo 0800-075-8101, e-mail ouvidoria@cmbarreiras.ba.gov.br, e atendimento pessoal na própria câmara. “A ouvidoria tem o papel de acolher, ouvir todas as sugestões, criticas, denuncias, as solicitações da população e encaminhar, acompanhar, dar uma satisfação aos moradores independente de se identificarem ou não”, garantiu Tito.

No lançamento, os vereadores também apresentaram o novo site da câmara e o anúncio da atração do sinal digital para TV e Rádio Câmara Municipal de Barreiras, TV Assembleia Legislativa da Bahia, TV Câmara Federal e TV Senado.

O Presidente não perdeu tempo na decisão em avançar em democratizar as ações do poder legislativo perante a sociedade no momento em que o congresso nacional regulamenta a atividade da TV e Rádio digital no Brasil possibilitando que as cidades brasileiras, através das suas câmaras municipais possam implementar e conseguir uma concessão pública federal de uma câmara legislativa em sinal digital. “Não perdemos tempo tomamos a iniciativa, a decisão e concretizamos na verdade um desejo de tornar a câmara de Barreiras um poder legislativo forte, atuante e transparente acima de tudo”, disse o presidente.

De acordo com Tito, a TV da câmara de Barreiras será um contato direto, canal aberto com toda sociedade barreirense de todas as ações do poder legislativo com as transmissões das sessões plenárias, reuniões, trabalhos das comissões, entrevistas dos vereadores, servidores. Segundo ele, certamente será estabelecida a parceria institucional com poder executivo, judiciário para que este canal também seja utilizado pela sociedade civil organizada e outros poderes.

“Muitos companheiros não usavam outra palavra a não ser transparência e está ai vereadores, transparência total”, finalizou o vereador Antônio Carlos de Matos.

A primeira edição do Diário Oficial já está disponível para toda a sociedade. Conforme Tito, os exemplares serão distribuídos aos principais órgãos públicos, veículos de comunicação todas as segundas – feira no período da manhã.


Compartilhe:

Comentários: