Câmara de Canápolis adere a companha “Outubro Rosa”

Texto e fotos: Jayme Modesto – modesto@jornalgazetadooeste.com.br

A Câmara de Vereadores de Canápolis adere a campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo alertar a mulher para a detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero, conforme o presidente Charles Pereira de Sousa a câmara aderiu, por acreditar que a participação do legislativo contribui para conscientização da prevenção do câncer de mama, um problema sério que atinge principalmente as mulheres.

Dessa forma o presidente da câmara como idealizador, em conjunto com os demais vereadores e com o apoio da secretaria de saúde do município, contribui com o propósito de alertar as mulheres do município para a prevenção da doença, que tratada cedo tem cura.

O momento, no qual se refletiu e fez uma reflexão sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, contou com a participação dos nove vereadores.

O secretário de saúde, Wagner de Oliveira Souza, reforçou a necessidade do envolvimento do poder público na conscientização da mulher sobre a diferença do diagnóstico precoce no tratamento da doença. Salientou ainda os avanços na rede pública de saúde na oferta do exame de mamografia e o apoio da câmara à campanha e fez uma alerta às mulheres em torno da problemática e a importância da prevenção.

A enfermeira Marina Yoshiko Kuriyama proferiu uma palestra atentando para o grande número de mortes de mulheres por câncer de mama, reafirmou os resultados do tratamento do câncer quando diagnosticado precocemente. Fez uma importante demonstração e orientação como detectar os primeiros nódulos, através do autoexame com o toque de mama.

Todos os vereadores e os funcionários da Câmara usavam o laço cor de rosa, símbolo da campanha, e em seus discursos os edis ressaltaram da importância da campanha e da necessidade de que cada vez mais sejam realizadas ações em prol do combate ao câncer de mama.

 

 


Compartilhe:

Comentários: