Campanha de combate à doença de chagas é intensificada no município

A Secretaria de Saúde de São Desidério por meio da Vigilância Epidemiológica e Endemias iniciou a campanha de combate a chagas nos meses de fevereiro a abril com pesquisas que consiste em analisar as áreas intradomicílio e periodomicílio em todo município. Constatando índice elevado do inseto, os agentes de saúde realizou o processo de borrifação em mais 112 imóveis positivos.

Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica e Endemias, Dorimar Almeida, 161 localidades estão programadas para o trabalho epidemiológico, sendo 611 casas pesquisadas com um total de 13 localidades já trabalhadas, “É importante o trabalho do agente do Programa de Chagas que realiza pesquisa do barbeiro e realiza a borrifação de residências positivas. A conscientização da população também é importante. Os moradores podem ajudar examinando sua residência a procura do barbeiro e quando encontrar comunicar ao setor de endemias”, afirma.

O município ainda conta com um Posto de Informação Triatomíneo-PIT localizado na vigilância epidemiológica com perspectiva da instalação de três postos para o mês de agosto. A campanha tem o apoio da 25ª Diretoria Regional de Saúde – DIRES, que capacitou os agentes a manusear os equipamentos na aplicação do produto. “Todos nós passamos por esse monitoramento, é uma forma de aplicar corretamente”, declara o agente, Wagner Gomes.

Doença de Chagas – O mal de Chagas, como também é chamado, passa a ser transmitido, principalmente, por um inseto da subfamília Triatominae, conhecido popularmente como barbeiro. Este inseto de hábito noturno se alimenta, exclusivamente, do sangue de animais vertebrados. Vivem em frestas de casas de pau a pique, camas, colchões, depósitos, ninhos de aves, troncos de árvores, dentre outros locais, sendo que tem preferência por lugares próximos à fonte de alimento.

Texto: Diego Souza
Fotos: Arquivo da Vigilância Epidemiológica e Endemias


Compartilhe:

Comentários: