Caravana do Detran visita a região Oeste e anuncia investimentos

IMG_2873

Em reunião com o prefeito de Barreiras, Antonio Henrique Foto: Cheilla Gobi

Cheilla Gobi

Entre os dias 05 e 08 de maio, os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães receberam a visita da Caravana do Detran. O projeto que é promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), tem como objetivo realizar campanhas educativas, operações de fiscalização, acompanhamento das rotinas administrativas e levantamento das necessidades de todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) do Estado.

Na oportunidade, o diretor geral do Detran, Maurício Bacellar anunciou investimentos importantes para os dois municípios. Em reunião com o prefeito de Barreiras, Antonio Henrique, na manhã desta quarta-feira, 06, Maurício falou que o município irá receber a instalação do pátio legal, a implantação de uma escola pública de trânsito e a municipalização do trânsito. Outro anúncio importante é a existência da verba para construção da sede da CIRETRAN. De acordo com o diretor, Luís Eduardo Magalhães também será beneficiado com uma sede própria.

“Autorizado pelo governador, Rui Costa, viemos comunicar ao prefeito que no orçamento do Detran tem um recurso disponível para a construção da sede da CIRETRAN em Barreiras. Viemos para junto com a Prefeitura estudarmos, a localização do terreno para que em prazo de aproximadamente oito meses esse prédio seja construído”, evidenciou Bacellar.

Com relação a municipalização do trânsito, Maurício Bacelar, garantiu que o órgão pode atuar na formação dos agentes de trânsito em parceria com o poder executivo.

De acordo com o prefeito de Barreiras, a Prefeitura vem dando continuidade ao projeto de municipalização do trânsito. O município já realizou importantes investimentos no sistema, uma equipe de Gurupi – TO, onde já houve esse trabalho, chegará à cidade para orientar os gestores.

“Executamos com recursos próprios, boa parte do projeto elaborado com a colaboração do DETRAN, como as modificações nas vias de circulação e os semáforos inteligentes, com o apoio do DETRAN vamos concluir o processo de municipalização e finalmente a implantação da tão sonhada escola pública de pública de trânsito”, destacou Antonio Henrique.

Operações

Blitzes de fiscalização foram realizadas pelo Detran, nesta terça-feira, na Praça Castro Alves em Barreiras, em parceria com a Polícia Militar. Dos 99 veículos abordados, 14 foram apreendidos.

Em Luís Eduardo Magalhães, na Rua Paraíba, a blitz abordou 180 veículos e apreendeu 15. Além da fiscalização, foram realizadas ações educativas na Escola Municipal José Cardoso de Lima, onde 80 crianças de 6 a 8 anos aprenderam noções de trânsito. De acordo com informações do Detran, juntas, as duas cidades possuem cerca de 90% da frota total da região, que chega a 130 mil veículos.

O diretor contou ainda, que o Detran também retira veículos abandonados na cidade e os recolhe para o pátio do órgão, como parte da ação do projeto Cidade Limpa.  “Nossas ações têm objetivo de promover um ganho na segurança da população e na mobilidade urbana na cidade”, destacou.


Compartilhe:

Comentários: