Carnaval 2013: Blocos culturais desfilam em Barreiras

Texto e fotos: Cheilla Gobi

João do Biriba animou os foliões do bloco CaisAuê na noite de sábado

Mesmo sem o apoio do poder público municipal, os blocos culturais foram para as ruas de Barreiras e festejaram a folia de momo. A festa começou no sábado, 09, com o desfile do Bloco da Rola e também o CaisAuê. Centenas de foliões invadiram as ruas sem cordas ou cordões que ao som das marchinhas e frevos relembraram os antigos carnavais. As imediações do cais do Rio Grande foi um dos locais de maior concentração de foliões na cidade.

A “Rola” é um dos blocos mais antigos do carnaval de Barreiras é um dos patrimônios da cidade e não tem fins lucrativos. Historicamente o bloco mostra a efervescência cultural de um povo de forma autêntica. É o elo dos anos 60 com a atualidade.

Os músicos que animaram o bloco da rola na terça e no sábado são componentes da orquestra dinâmica de Barreiras. Os mesmos também animaram o desfile dos netos de momo no domingo.

De acordo com o presidente do bloco, Bené Setenta, a rola simbolicamente reafirma a expressão cultural que tem no pássaro, a pomba, ícone da liberdade. Quanto ao carnaval 2013, Bené falou da importância da realização mesmo sem apoio algum. “O carnaval cultural não pode morrer, ele faz parte da cultura baiana e o bloco da rola está completando 42 anos e jamais deixaremos acabar. Muitos não acreditaram na realização do carnaval cultural, colocamos o bloco na rua e foi sucesso total mostramos que mesmo sem a colaboração da prefeitura de Barreiras é possível a realização da festa”, afirmou Bené.

Netos de Momo nas ruas de Barreiras – Foto: João Felipe

Domingo foi a vez do Bloco Netos de Momo levar alegria e irreverência pelas ruas antigas do Centro histórico de Barreiras. Com 29 anos de história, o grupo conserva a tradição de reunir famílias e amigos e com fantasias estilosas, criativas, inteligentes e engraçadas, os participantes são recepcionados em residências que previamente autorizaram a visita para comer, beber e repor a energia gasta pelo percurso que dura mais de dez horas.

Carnavalesco Zé de Hermes foi rei Momo do carnaval de 2012 e este ano repetiu a dose e está reinando novamente

Na terça-feira, 12, o bloco da rola sairá novamente. A concentração será em frente a igreja Santa Teresinha, por volta das 18 horas.

A novidade do carnaval desse ano é o Bloco, “Jovens Baianos” curtição diferenciada também com ritmo das marchinhas, músicas de carnavais antigos, mas que até hoje prevalecem e emocionam principalmente os carnavalescos da época. A festa será na Praça do Cais e os interessados em participar da folia devem comparecer trajados de Caetano ou Bethânia, a animação será por conta de Bosco Fernandes.


Compartilhe:

Comentários: