CDL sediou palestra sobre a implantação do Observatório Social em Barreiras

A Comissão Organizadora do Observatório Social já tem data marcada para a próxima reunião que determinará a implantação do órgão na cidade

OSB - PUBLICOtexto 

Ascom CDL

Na noite desta quarta-feira (13), a Comissão Organizadora da busca pela implementação do Observatório Social em Barreiras, realizou no auditório da CDL palestra dirigida pela vice-presidente do Observatório Social no Brasil – OSB, Iara Dórea Vaz, que apresentou a finalidade do movimento e o que é necessário para a implantação do órgão na cidade.

Estiveram presentes no evento representantes da Policia Militar, União dos Estudantes do Brasil – UEB, Sebrae, Conselho Comunitário de Segurança Pública, Sindisemb, Prefeitura Municipal de Barreiras, empresários, estudantes e membros da Comissão Organizadora do OSB (CDL, OAB, ACEB, Sindilojas, AJEB, Rotary Club, CRC e Comissão da Paz).

Diante da revolta com a atuação de gestores públicos que exercem suas atividades de forma irregular, deixando de atender as necessidades da população para suprir seus interesses individuais, a Comissão resolveu trazer para a cidade esse órgão que tem o papel de fiscalizar as atividades político administrativas e sua principal preocupação é com a correta aplicação dos recursos públicos.

Para Iara Dórea, uma cidade do porte de Barreiras, com entidades fortes e um número populacional elevado, não pode deixar de ter um órgão que acompanhe as aplicações e as atividades do Poder Executivo e Legislativo Municipal.

“O Observatório Social é uma grande oportunidade para conseguir um desempenho maior da cidade, tanto nas questões que envolvem a infraestrutura ruas, praças, iluminação pública, como também nos serviços básicos de educação, segurança, saúde enfim, existe uma diversidade de atribuições ao dinheiro público que não é recebida pela comunidade. E o nosso trabalho é garantir que os serviços sejam realizados como de fato está no papel”, declara.

A presidente da OAB, Cristiana Matos, reafirmou o compromisso que a Entidade tem para com a cidade de Barreiras e, dessa forma, irá apoiar o movimento unindo forças para que seja um órgão efetivo que traga resultados favoráveis à cidade. Inclusive, disponibilizando o espaço físico na sede da OAB para o funcionamento do Observatório Social de Barreiras.

“Acredito que o Observatório Social em Barreiras será uma forma de avançar com nossas ações que já existem, mas precisam de um envolvimento maior de outras entidades e inclusive da sociedade civil organizada para serem efetivadas”, disse

O diretor regional da União dos Estudantes do Brasil – UEB e professor, Willamy Shelig, falou que o tema da palestra lhe chamou muito a atenção, levando-o a escolher alguns dos seus alunos para assistir a palestra. Ele conta que selecionou 23 alunos que estudam para prestar o curso de Medicina.

“Primeiro eu louvo a iniciativa da Comissão Organizadora do Observatório Social em Barreiras, junto com a ideia da palestrante Iara, por colocar a cidadania barreirense em pauta e, por buscar devolver para Barreiras aquilo que ela perdeu ao longo dos anos, a credibilidade, a fé no poder público, por devolver para a sociedade aquilo que ela paga através dos impostos. Acredito que com a criação da OSB em nossa região o impacto será grandioso pois, os recursos deixarão de ser desviados e voltarão como uma validade dos nossos direitos civis conforme a nossa constituição. Então espero que essa iniciativa não seja só uma ponta que poderá ter um fim e sim algo eficaz”, declara.

O presidente da CDL, Rider Castro, diz estar muito otimista com a aceitação do público para a implantação do observatório social em Barreiras, pois desde o início de sua gestão vem buscando apoio para trazer esse movimento para a cidade. “O primeiro passo de sensibilização foi feito, mas será na próxima reunião que saberemos se a comunidade de Barreiras estará comprometida em continuar avançando até a efetivação da implantação do Observatório”, conclui.

A próxima reunião acontecerá no dia 02/06 na sede da OAB, as 19h. Todos que não tiveram a oportunidade de comparecer na CDL, não perca essa novo momento.


Compartilhe:

Comentários: