Chá cultural abre novos espaços de cultura em Wanderley

DSC07814texto

Ascom Wanderley

Documentar a história oral, multiplicar saberes e resgatar a cultura. Esses foram os objetivos do primeiro Chá Cultural sobre a história de Wanderley, realizado pelo Conselho Municipal de Cultura, no dia 30 de abril, na Danceteria Campus.

O encontro foi mediado pelo estudante de História, pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Geremias Mascarenhas. Através de um bate-papo com os primeiros moradores da cidade, as recordações e as narrativas foram fluindo ao tempo que era feito o registro audiovisual.

Os entrevistados puderam relatar sobre o surgimento da cidade, as primeiras famílias, política, chegada da energia elétrica, dentre outros avanço. Durante o Chá Cultural  foram até reveladas histórias de namoro e casamento, além de terem cantado músicas, rezas e declamado poesias.

Segundo os idealizadores do evento, este é um marco importante no processo de registros históricos no município, além de criar mais espaços de promoção da cultura na cidade.

O Chá Cultural foi promovido em parceria entre a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a secretaria de Ação Social com o apoio da Prefeitura de Wanderley.

Além dos entrevistados, marcaram presença ainda no evento, o prefeito José Conceição dos Santos, a primeira dama Sirleide Bastos, a presidente da Câmara Fernanda Sá-Teles, o secretário de Educação Nei Santiago, cantores e músicos locais e convidados.

DSC07844texto

 


Compartilhe:

Comentários: