Com o tema “Consciência Negra”, Iº Encontrat é realizado com sucesso

???????????????????????
ASCOM SD

Para comemorar o dia da Consciência Negra, festejado no calendário nacional no dia 20 de novembro, o Conselho Municipal de Cultura com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer realizou nesta sexta-feira (28) no clube Atlanta Show o Iº Encontrart com atividades culturais.

O evento reuniu pessoas do segmento cultural, artístico e literário, estudantes, professores, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Nerito Carvalho, o vereador Joacy Carvalho e sociedade em geral e foi um momento dedicado à reflexão sobre a diversidade cultural negra e a inserção do negro na sociedade brasileira.

O público pode conferir as apresentações de danças afros, como a capoeira e o maculelê, além de danças contemporâneas, como Pérola Negra, recital de poesias, exposições de artesanato, como bordados, pinturas, crochê, fotografias e o livro, ‘Um Rio de Histórias’ das escritoras, Ana Lúcia Souza, Jackeline Bispo e Luciana Roque. Outra atividade que chamou a atenção do público foi o Desfile da Beleza Negra, onde algumas meninas negras desfilaram pela passarela distribuindo muito charme e carisma à plateia.

Para a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Daniela Pereira, o evento superou as expectativas. “Este é um momento para chamarmos a atenção dos nossos munícipes quanto à importância da cultura negra na sociedade, além de trazermos à tona a reflexão sobre o verdadeiro significado de comemorarmos o 20 de novembro”, explicou ela.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Nerito Carvalho, destacou a importância de iniciativas culturais para a sensibilização da sociedade sobre a cultura e sua diversidade. “Está de parabéns o conselho por esta ação, a secretaria está de braços abertos para apoiar momentos como este, que valorizam e desperta a atenção sobre a relevância da cultura negra e além de promover o nosso potencial cultural e artístico, pois nosso município é rico nas manifestações culturais, temos muitos artesãos e um calendário cultural extenso e vamos lutar para implantarmos o dia 20 de novembro no nosso calendário”, disse Nerito.

20 de Novembro – Em 20 de novembro de 1695 morria em combate Zumbi dos Palmares, personagem histórico que representa a luta contra a escravidão e o preconceito racial e motivo pelo qual se comemora nesta data, em todo o país, o Dia Nacional da Consciência Negra.

???????????????????????

SAMSUNG CAMERA PICTURES


Compartilhe:

Comentários: