Com sucesso, Serra Dourada promoveu mais uma edição da Festa de Maio

texto1

Texto e Fotos: Jayme Modesto

Todos os anos a cidade de Serra Dourada é invadida por milhares de pessoas de toda região e de outros estados, para prestigiar a tradicional Festa de Maio, e esse ano não foi diferente. De 01 a 03 de maio, o evento contou com a animação das bandas: Vera Cruz Seu Maxixe, Calcinha Preta, Jairo & Gil, Leu e Cristian, Otavio Souza, Nanga Show, Rony Santos, Skemativa, Perfil e Samira Lima. Uma realização da Prefeitura.

O evento também serviu como ponto de encontro para vários representantes políticos, entre eles o deputado, Bira Coroa que foram recepcionados pelo prefeito, Milton Frota e a primeira dama, Francisca de Souza Frota.

No sábado, os shows dos artistas da terra, Nenga e Rony Santos, levou o público ao delírio, principalmente os amantes da boa música. Com o seu romantismo contagiante, carisma, seu jeito simples e cativante, Nenga fez uma brilhante apresentação. No repertório, Nenga relembrou canções famosas que marcaram época e uma geração. Já o cantor, Rony, com seu ritmo frenético e eclético também fez uma belíssima apresentação. Essa foi uma demonstração do prefeito Milton Frota em valorizar os artistas da terra.

texto

De acordo com a comissão organizadora do evento, mesmo diante das dificuldades financeiras que atingem os municípios, a Prefeitura não poderia deixar de organizar a tradicional festa, para não quebrar uma tradição de décadas, implantando uma rigorosa contenção de despesas na contratação de artistas, inclusive com o corte do camarote oficial, mesmo assim não diminuiu o brilho da festa que reuniu milhares de pessoas nos três dias.

No sábado, 02, o prefeito Milton Frota e o deputado Bira Coroa, no intervalo entre uma banda e outra, fizeram um pronunciamento de agradecimento ao público presente e foram bastante ovacionados.

A festa e a religiosidade

As comemorações tiveram início nos idos dos anos 60, com as comemorações de Santa Cruz, com a denominação de Festa de Santa Cruz, tempos depois foi introduzida a parte profana com a denominação de Festa Três Maio que logo em seguida passou a se chamar Festa de Maio.

Com o passar do tempo, a festa foi crescendo e vários segmentos foram se inserindo, fazendo com que o cunho da festa transcendesse a questão religiosa, contando com pessoas de diversos segmentos religiosos ou sem vínculo religioso. A cidade se transforma em um lugar de paz, onde os fiéis buscam sentido para a vida, alívio para as dores e agradecem as graças recebidas.

Entrega devoção e fé. Assim pode ser descrita atualmente a Festa de Maio em Serra Dourada, a maior e mais tradicional festa religiosa da região. Isso vem tornando o município como um dos mais importantes do Oeste baiano, um lugar único e sagrado, cheio de bênçãos e graças derramadas dos céus pela devoção de seu povo.

Durante os nove dias que antecedem o evento é celebrado o novenário – encontros de religiosos na igreja matriz. O ponto alto do evento é o dia 03 de maio, com a missa em comemoração a Santa Cruz, este ano quem comandou a celebração foi o padre, João Batista pároco da cidade.

Com a introdução da parte profana na festa de Santa Cruz, o evento tomou outra dimensão, tornando uma das festas mais esperada do ano na região, sendo palco de grandes shows com artistas de expressão nacional como Sergio Reis, Paula Fernandes, Leonardo, dentre outros.

cats1

cats2


Compartilhe:

Comentários: