Comemorações marcam os 40 anos do 4° BEC

 Texto e fotos: Cheilla Gobi

O 4° Batalhão de Engenharia e Construção – BEC está comemorando 40 anos de história em Barreiras, região oeste da Bahia. As comemorações tiveram início nesta terça-feira, 31, por volta das 08h30min com a formatura dos soldados e também honraria a diversas personalidades.

A cerimônia foi realizada no pátio do 4° BEC e contou com a presença de autoridades militares, civis e politicas como a participação da prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, do Presidente da Câmara de vereadores, Pastor Souza, da deputada estadual, Kelly Magalhães e do deputado federal, Oziel Oliveira (todos foram homenageados).

De acordo com o Comandante Tenente Coronel, Olyntho Alves de Sá, a formatura de um Batalhão que se compõem com a força de trabalho de mais de 900 homens, os quais mais da metade está destacada nos trechos tanto da BR 101, quanto do contorno viário de Barreiras. Conforme Olyntho o 4° Batalhão possui um acervo marcante de obras e realizações em várias regiões do Brasil, mas que a sua presença se fez mais notória nos últimos 40 anos na região oeste. “Esta realidade coloca nossa unidade lado a lado com o desenvolvimento desta sociedade, constituindo um vetor de transformação importante que não deve ser esquecido,” disse o comandante.  

A prefeita foi uma das homenageadas e relatou os avanços da região com a chegada do 4° BEC. “Me sinto muito feliz, pois é uma honraria que envaidece qualquer pessoa e nos dar este sentimento de gratidão. O Batalhão de engenharia é um grande parceiro de Barreiras e do desenvolvimento da região e através dele a história de do município teve início com a construção das estradas. E esta homenagem nos faz refletir sobre a obrigação que temos de sermos parceiros desta instituição que tem como lema construir estradas e não tirar sangue e sim nutrir o sangue do brasileiro,” falou Jusmari.

 

O comandante do 10° Batalhão de Polícia Militar – BPM, Tenente Coronel, Ozival Cardoso também foi contemplado com a ordem do Rio Grande e mencionou semelhanças entre o 4° BEC e o 10° BPM.

“Em nome do comando do 10° Batalhão é um prazer e uma honra receber este certificado do Rio Grande, e dizer que o 10° Batalhão e o 4° BEC são duas instituições que trabalham unidas e compartilham com os mesmos anseios de segurança e paz social da nossa comunidade”, assegurou ele.

O presidente do legislativo municipal que também fez parte desta unidade não escondeu a emoção e satisfação ao receber a honraria. “Me sinto extremamente emocionado e agradecido por estar recebendo uma homenagem tão honrosa do 4° BEC, que inclusive fiz parte desta unidade quando ainda jovem. Fui também militar durante cinco anos, alcancei a posição de sargento e hoje atuo como presidente da câmara de vereadores de Barreiras. Só tenho a agradecer o 4° BEC por contribuir de maneira intensa na região e dizer que Barreiras é hoje uma grande cidade graças ao empenho do BEC”.

“Eu me sinto honrada e emocionada em um momento tão importante para a cidade de Barreiras. Quando a gente fala em desbravar o oeste, de abrir as fronteiras para o progresso para o desenvolvimento é impossível não reconhecer que isso só foi possível graças a presença do 4° Batalhão de Engenharia. Nós é que devemos homenagear ao 4° BEC, o exercito Brasileiro por ter escolhido esta cidade para se instalar,” falou a deputada Kelly.

Olyntho eternou o sentimento de gratidão de todos os integrantes do Batalhão de Engenharia aos homenageados que de uma forma ou de outra ajudaram a unidade. “Gostaria de dizer as autoridades e amigos que receberam a ordem do Rio Grande que tê-los ao nosso lado nos envaidece e aumenta ainda mais as nossas responsabilidades,” conclui o comandante.

Coronel Joao Maria de Souza destacado ex-comandante do Batalhão não pôde comparecer a cerimônia, mas mandou sua mensagem.

 

 

 

 


Compartilhe:

Comentários: