Condutores de Turismo comemoram o último modulo de Espeleoturismo em São Desidério

Texto: Diego Souza

Fotos: Arquivo do Centro de Informações de Turismo/Luiz Trichão

??????????

Mais de 20 participantes concluíram o curso de espeleoturismo que foi realizado durante três meses em São Desidério. O último modulo inicio na última segunda-feira,02, sobre ‘Turismo e Sustentabilidade’ com o palestrante Mauro Knüpfer Coutinho e ‘Gestão Turística’ com a palestrante, Jussara Maria Rocha. Estiveram presente o diretor de Turismo do município, Silvio Reis, e a coordenadora do curso, Patrícia Reis.

A realização do curso conta com a iniciativa do Instituto Ambiental Brasil Sustentável-IABS, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas-CECAV do ICMBios, com apoio da Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, conta também com o apoio financeiro do Fundo Brasileiro de Conservação-Funbio. “O curso terminou com saldo muito positivo em números de alunos. Acredito que a partir desse momento todos que participaram do curso irão levar uma bagagem de conhecimento e com certeza o município contará com bons profissionais”, destacou a coordenadora do curso, Patrícia Reis.

??????????

“Vejo o curso muito positivo, uma vez que tratou com muito dinamismo as questões diretamente relacionadas com meio ambiente, preservação da cultura e desenvolvimento dos povos que  vivem no entorno dos atrativos, condução turística, segurança, primeiros socorros e gestão do turismo sustentável.  Os alunos assistiam as aulas teóricas, em  seguida se dividiam em grupos e logo após faziam apresentação dos resultados das oficinas. No ultimo dia de cada módulo acontecia as visitas de campo. Os alunos visitaram o Parque municipal, Gruta e Sitio Arqueológico da Beleza,  Gruta do Manoel  Lopes praticaram  esportes radicais (tirolesa e rapel) no paredão Deus-me-livre,  para  vivenciarem na prática tudo que aprenderam na teoria. Em cada atrativo visitado foi servido  um almoço com o prato típico da região, o pirão  de galinha caipira. No encerramento do curso, foram  entregues os certificados aos alunos”, frisou o diretor de Turismo, Silvio Reis.

??????????

Ainda para o diretor de cultura do município, São Desidério sai na frente com capacitação de condutores de turismo.  “Mais conhecimentos em todos os temas que envolvem o turismo, mais segurança nas informações no ato de conduzir, mais responsabilidade com os visitantes, integração e trocas de experiências com os alunos dos outros Estados”, assegurou.

tee ???????????????????????????????


Compartilhe:

Comentários: