Conselho Municipal de Educação ocupa Tribuna Popular da Câmara

cam
Ascom – Câmara Municipal de Barreiras
Na sessão do dia 17 de dezembro, a Tribuna Popular da Câmara de Barreiras foi ocupada mais uma vez pelo presidente do Conselho Municipal de Educação, Jorge Luiz Silva Pereira, que explanou para os vereadores, o público presente e aos ouvintes das rádios sobre as atividades do Conselho e os desafios enfrentados para o seu funcionamento.

Segundo o conselheiro presidente, o órgão funciona a duras penas, com debilidades que iniciam nas instalações inadequadas, perpassando pela ausência de atenção nos pleitos e encaminhamentos do Conselho, de modo a culminar com um amplo desinteresse da prefeitura em proporcionar a este colegiado as condições plenas de funcionamento.

“Há quem não goste que falemos, há quem não compreende a posição do Conselho, porque não quer compreender, mas seguiremos cumprindo nossas prerrogativas, e falaremos sempre que necessário. O Conselho de Educação tem um papel a cumprir e seguirá cumprindo esse papel”, afirmou ele.

Ao final de seu pronunciamento, Jorge Luiz foi questionado e também encorajado pelos vereadores a seguir firme no cumprimento das funções do Conselho, na busca de uma educação melhor para os barreirenses.

Em seu pronunciamento, a vereadora Karlúcia Macêdo (PMDB), afirmou que não dá para fazer de conta com a educação, para a peemedebista, o governo já teve tempo de sobra para planejar e executar as ações necessárias à melhoria da educação no município.

Para Marileide Carvalho (PSL), que apresentou uma Moção de Apoio à iniciativa do presidente Tito em criar a Frente Legislativa pela Federalização da Educação Básica, o país não pode seguir convivendo com um IDEB de 3,5 e com cerca de 12,9 milhões de analfabetos funcionais. A vereadora disse considerar a Federalização da Educação defendida pelo senador Cristovam Buarque (PDT) uma luz no fim do túnel para a solução da educação no Brasil.

Na Ordem do Dia, foram aprovadas indicações dos vereadores, Moção de Apoio da vereadora Marileide Carvalho e os projetos de lei 008/2014, de autoria da vereadora Karlúcia Macêdo, 074/2014, de autoria do vereador Célio Akama, 105/2014, de autoria dos vereadores Karlúcia Macêdo e Gilson Rodrigues.

Em seguida o presidente Tito encerrou os trabalhos agradecendo a presença de todos e de modo especial do presidente do Conselho Municipal de Educação de Barreiras, bem como colocou o Legislativo a disposição dos Conselhos para colaborar no sentido de que as necessidades dos diversos Conselhos do município sejam atendidas pela prefeitura, considerando a necessidade e importância do controle social exercida por todos os Conselhos na observância e fiscalização das ações do poder público.


Compartilhe:

Comentários: