Cristopólis: Parceria entre Estado e município possibilita funcionamento de hospital

gover720Texto e Fotos: Jayme Modesto
Moradores de seis municípios do Oeste baiano serão atendidos no Hospital Antônio José de Araújo, em Cristópolis, que foi inaugurado no dia 11 de julho pelo governador Jaques Wagner, que estava acompanhado da primeira-dama do Estado e da presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça.

Com capacidade para até 200 atendimentos diários, a nova unidade municipal de média complexidade foi reformada e ampliada com recursos municipais e estaduais.

Durante a inauguração, o governador anunciou também o contrato entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e o Fundo Municipal de Saúde para que o hospital receba anualmente verba no valor de R$ 1, 7 milhão. “Nós estamos preocupados em ampliar sempre a estrutura de saúde e aqui é mais um avanço. Este hospital tinha uma parte pronta. Agora, fizemos um investimento de aproximadamente R$ 600 mil e estamos assinando um contrato com a prefeitura para dar sustentação a isso.

gover72Especialidades
Além de urgência e emergência, o hospital conta com centro cirúrgico, 37 leitos para internamento, pediatria, obstetrícia, ginecologia, ortopedia, fisioterapia, laboratório de análises clínicas e outras especialidades.

Segundo o prefeito Antônio Pereira, seria impossível manter um hospital do porte do Antônio José de Araújo sem uma parceria com o Estado. “O município não tem condições de arcar com as despesas, mas com o governo estadual o hospital será um sucesso na nossa região”.

Antônio Pereira, emocionado, agradeceu ao governador e fez questão de ressaltar os benefícios que o hospital trará para a população de Cristópolis. “O nosso hospital atenderá à média complexidade. Urgência e emergência, ortopedia, fisioterapia, obstetrícia, pediatria, clínica cirúrgica e clínica médica. Teremos também: laboratório de análises clínicas, serviços de imagem como ultrassonografia, raio-x e eletrocardiograma”.

“Fizemos a parte física e material, mas o governo vai nos ajudar com o repasse de recursos para a manutenção e provimento dos serviços. O credenciamento Já está assinado, isto garante os recursos”, comentou a secretária municipal de saúde, Diana Silva.

gover74

gover73


Compartilhe:

Comentários: