Destino dos resíduos sólidos foi discutido na Conferência Livre do Oeste da Bahia

Além de Barreiras, onze municípios do Oeste participaram da Conferência

Texto e fotos: Cheilla Gobi – cheilla@jornalgazetadooeste.com.br

Foi realizada nos dias 04 e 05, a Conferência Livre do Meio Ambiente do Oeste da Bahia, convocada pelo Decreto Municipal de Barreiras nº 544/2013, de 08 de agosto de 2013 é uma iniciativa do Poder Público Municipal de Barreiras com a adesão dos Municípios do Oeste, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMMAS, com o apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Barreiras – COMDEMA.

O evento que teve como objetivo estimular, intensificar e ampliar a participação da sociedade nas discussões e elaborações de propostas que resultem do debate democrático entre governos e sociedade para elaboração dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos dos Municípios do Oeste da Bahia foi realizado no auditório do Dom Ricardo Weberberger do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA/Campus Barreiras e contou com a presença de representantes e prefeitos dos municípios de São Desidério, Angical, Catolândia, Baianópolis, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Correntina, Wanderley, Luís Eduardo Magalhães para discussão dos eixos temáticos: Produção e consumo sustentável; redução dos impactos ambientais; geração de emprego e renda; e educação ambiental.

O Prefeito de Wanderley, José conceição (Zé Bomba) que representou a União dos Municípios do Oeste Baiano – UMOB valorizou a mobilização frente ao tema “resíduos sólidos”. “Estamos prontos para entrarmos em mais uma discussão sobre a melhor relação sustentável com os recursos naturais e juntos chegarmos a uma solução de tais problemas que afetam o meio ambiente”, disse Zé Bomba.
O secretário de meio ambiente de Barreiras e coordenador da Conferência, Nailton Almeida frisou principalmente a conscientização ambiental. “Vamos cuidar do Brasil, não faça do seu resíduo um lixo! Estamos aqui para unir forças discutirmos a problemática dos resíduos sólidos, problemas de todos os municípios do Brasil. Precisamos da conscientização ambiental das pessoas. Estamos aqui para debatermos propostas, mas avançarmos na conscientização ambiental”.

A Conferência foi aberta com a palestra: “Construção dos Planos de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos”, que abordou a política do lixo pelo palestrante Marco Amigo – Presidente do CREA/BA. “Estamos correndo contra o tempo. Nós não temos um plano pronto e isto é muito grave, sem os recursos ficará muito pior. Precisamos cumprir a lei e alcançar o futuro que nós desejamos”, disse o palestrante.

Em seguida foram formados os grupos de discussão dos eixos temáticos que posteriormente apresentaram as melhores propostas. Em seguida houve a escolha dos representantes para participarem como observadores na 4ª Conferência Nacional Meio Ambiente, que será realizada entre os dias 24 e 27 de outubro de 2013, em Brasília, com o objetivo de contribuir para implantar a Lei nº 12.305/2010 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).


Compartilhe:

Comentários: