Dia da Consciência Negra é comemorado em Buritirama

???????????????????????????????
ASCOM
A Prefeitura de Buritirama, através da Secretaria de Assistência Social, organizou uma tarde cultural última quinta-feira (20), em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi instituída oficialmente em 2011, pela lei n° 12.159, em referência a Zumbi dos Palmares, líder do quilombo de Palmares e símbolo da luta pela liberdade e valorização do negro.

A secretária de Assistência Social, Ana Claudia Paraense Viana, disse que não poderia deixar de lembrar esta significativa data que simboliza a luta do povo negro pela igualdade de seus direitos e agradeceu a todos os artistas que inclusive se transladaram da vizinha Barra, para demonstrar sua cultura com características afro-brasileiras.

O prefeito Arival Viana, em seu pronunciamento, falou da importância da miscigenação, a mistura de raças é uma das principais características da população brasileira, que se formou a partir de três grupos étnicos básicos: o indígena, o branco e o negro. Lembrou também ter instituído o nome à Rua Lino dos Santos, ainda no início do seu primeiro mandato como Prefeito, homenageando um dos primeiros afrodescendentes morador do município.

A noite cultural teve apresentações com o grupo da Fundação Eu Negro da Cidade de Barra, com a presença do Mestre Capoeirista, Jocilon, oriundo de Poço da Jurema, zona rural de Buritirama. O grupo cultural apresentou as coreografias: Puxada de Rede, Maculelê, Samba Reggae e uma demonstração de capoeira.

A Ouvidora Municipal, Euzenir Borges, fez uma explanação sobre o processo de reconhecimento da comunidade de Riacho do Meio como remanescente quilombola da zona rural do município.

Os membros do Projeto Vencer da Secretaria de Assistência Social, apresentaram o “Kihon e Katá”, movimentos do Karatê executados pelos praticantes, coordenados pelo instrutor Christian Paulino.

buri-72


Compartilhe:

Comentários: