Diretoria do Sebrae busca parcerias para desenvolvimento dos pequenos negócios

Em visita ao Oeste baiano, diretores do Sebrae se reuniram com empresários, representantes de entidades e prefeitos

IMG_1626

Em Luís Eduardo, o encontro reuniu representantes da Fieb, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem)

 

Cheilla Gobi

Firmar parcerias para oferecer aos pequenos negócios ações integradas de desenvolvimento. Com esse objetivo, a nova diretoria do Sebrae Bahia se reuniu, nos dias 11 e 12 de março, com representantes de entidades parceiras do Oeste baiano. No total, foram quatro encontros, com diferentes parceiros, que aconteceram nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

Nas reuniões, o superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado, os diretores técnico e de atendimento da instituição, Lauro Ramos e Franklin Santos, respectivamente, e o gerente da Unidade Regional de Barreiras, Emerson Cardoso, discutiram ações com representantes da Fieb, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindilojas Oeste, Câmara de Dirigentes Lojistas dos municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, Centro das Indústrias do Oeste da Bahia (Ciob), Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem) e prefeituras dos municípios Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com o superintendente Adhvan Furtado, os encontros buscaram aproximar as entidades para unir forças na construção de um plano de ação integrado, visando o crescimento das micro e pequenas empresas do Oeste da Bahia. “É impressionante a pujança nos setores econômicos, agronegócio, serviços e comércio do Oeste, mas sabemos também que a região precisa de suporte, e é importante trabalhar de forma integrada para isso”, frisou.

Furtado destacou ainda o fortalecimento das políticas públicas para o ambiente de negócios, com ações que causem impacto no território regional. “O Sebrae é apenas um braço de atuação, com foco sempre no desenvolvimento das micro e pequenas empresas, no papel de levar qualificação. Mas também podemos ajudar a compor uma visão diferenciada do território, uma política de desenvolvimento”, completou o superintendente.

IMG_1718

O encontro em Barreiras reuniu representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindilojas Oeste, Câmara de Dirigentes Lojistas, Centro das Indústrias do Oeste da Bahia (Ciob) e empresários

Poder público

Sobre o poder público, algumas ações foram propostas a partir de dois encontros, realizados nas prefeituras de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Entre elas, está a criação de fóruns regionais dos secretários municipais de Desenvolvimento. A ideia é discutir demandas dos municípios que servirão de base para a edição estadual do evento, e ainda para ganhar representatividade no Fórum Nacional. Outra proposta é o lançamento do Programa Líder, que tem como objetivo estimular os gestores públicos a atuar de forma empreendedora e em conjunto, para favorecer o desenvolvimento da região, numa parceria entre o Sebrae e o poder público.

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, juntamente do recém-empossado secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Sérgio Pitt, e da ex-titular da pasta, Rosangela Della Costa, receberam a comitiva no dia 11, em seu gabinete. Em Barreiras, a equipe do Sebrae foi recebida no dia 12, pelo vice-prefeito, Carlos Augusto Barbosa (Paê), que também é secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços, Mineração e Turismo do município.

“Estamos buscando, em parceria com os prefeitos, um pacto pelo desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Esse pacto envolve uma atuação específica do Sebrae e o comprometimento dos prefeitos, com ações voltadas, por exemplo, para a saúde do empreendedor, Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), Sala do Empreendedor e compras públicas. A intenção do Sebrae é sempre apoiar estas iniciativas”, explicou o superintendente Adhvan Furtado.

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães e o vice-prefeito de Barreiras aprovaram a ideia de discutir as propostas e construir o plano. “Queremos continuar com este trabalho em conjunto, objetivando sempre o desenvolvimento da nossa região. Essa parceria com o Sebrae é fundamental para que consigamos nos desenvolver cada dia mais”, disse Santa Cruz. Assim como ele, Carlos Augusto afirmou que a prefeitura de Barreiras também está de portas abertas para discutir os projetos apresentados pelo Sebrae.

Para o diretor-presidente da CDL de Barreiras, Rider Castro, que se reuniu com a nova diretoria no dia 12, “o Sebrae tem uma participação visível no desenvolvimento da região. Esse encontro é importante para reiterar as parcerias e fortalecer a união entre as entidades”, disse.

Nos próximos 30 dias, um técnico do Sebrae deve avaliar e dar andamento ao pacto de ações.

IMG_1607

IMG_1749

Agência Sebrae de Notícias Bahia

(71) 3320-4558 / 3042-3880 / 9222-1612 / 8263-0835

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

www.ba.agenciasebrae.com.br

www.twitter.com/sebraebahia

www.facebook.com/sebraebahia


Compartilhe:

Comentários: