É lançada a Pedra Fundamental do Complexo Industrial de Processamento de Caroço de Algodão de São Desidério

DSC_5450
ASCOM SD

Na última sexta-feira (19), o prefeito Demir Barbosa participou do lançamento da Pedra Fundamental para futuras instalações do Complexo Industrial de Processamento de Caroço de Algodão de São Desidério. O evento contou com a presença do presidente da Ibrapa, João Carlos Jacobsen, da presidente da Abapa, Isabel da Cunha, do presidente AIBA, Júlio Busato, e do novo presidente da Abapa, Celestino Zanella, produtores e vereadores.

O empreendimento será localizado na BR 020 – Km 145 – Fazenda Mangabeira, distrito de Roda Velha, no município de São Desidério, é financiado com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão-IBA, com um investimento na ordem de aproximadamente R$ 60 milhões. O processamento do caroço de algodão visa 500 toneladas por dia e beneficiará mais de 100 empregos diretos. “Uma conquista de todos os produtores que sempre empenharam para concretização desse empreendimento. Durante esse tempo, tive a honra de acompanhar a luta dos produtores para que esse sonho tornasse realidade”, disse a presidente da Abapa, Isabel da Cunha.

As instalações do empreendimento estão previstas para o primeiro trimestre de 2015. “Essa realização faz parte dos tijolinhos de 12 anos de trabalhos e hoje estamos presenciando um momento único. E, na oportunidade parabenizo o prefeito Demir Barbosa pela dedicação, empenho e apoio que oferece aos produtores”, falou o novo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão-  Abrapa e diretor da Abapa, João Carlos Jacobsen.

DSC_5474

O novo presidente da Abapa, Celestino Zanella complementou. “Com muita dedicação, esforço e trabalho conseguimos concretizar um sonho de todos os produtores, tenho certeza que esse empreendimento é um avanço para o município de São Desidério. Esse empreendimento visa à verticalização da cadeia produtiva do algodão baiano, agregando valor à produção, além de garantir a sustentabilidade da associação”, declarou.

O prefeito Demir Barbosa elogiou o empenho dos produtores pela contribuição no desenvolvimento do município. “Tenho a oportunidade de administrar esse município grande e cheio de desafios. Sinto-me feliz, porque as parcerias sempre deram certo com os produtores, e nessa união, São Desidério é o maior município em PIB agrícola do Brasil e o décimo maior em ICMS da Bahia. Além desse empreendimento, contamos ainda com a obra da Ferrovia Oeste Leste que está em funcionamento e em 2015 iremos receber a Termelétrica Campo Grande, então, hoje o município gera emprego e renda e cresce a cada dia. Para o próximo ano, a prefeitura vai investir  mais de R$ 40 milhões em infraestrutura no distrito de Roda Velha, porque é aqui que alcançamos os maiores ICMS para o município”, explicou.


Compartilhe:

Comentários: