Texto: Cheilla Gobi/Fotos: Arquivo ANP
Equipe de campo da empresa Ipex executando furo de trado para amostragem de solo para análise geoquímica da bacia do São Francisco.Desde o dia 21 de agosto que funcionários da empresa IPEXco (vencedora da licitação, processo de pregão presencial 054/2011) estão no município de Barreiras realizando coleta de amostras de solo para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP.
O Projeto é um levantamento geoquímico das Bacias São Francisco e Tacutu, no qual serão coletadas três mil amostras de solo, com as quais serão feitas análises laboratoriais e interpretação de dados geoquímicos, nas instalações da IPEXco no Rio de Janeiro.
O objetivo do projeto é estudar o potencial para possível geração e acumulação de petróleo e gás natural em condições comerciais para exploração. O projeto está na fase inicial de reconhecimento de área e a coleta de amostras de solo que está sendo conduzida por quatro equipes de três pessoas, sendo um geólogo e dois ajudantes por equipe.
De acordo com informações do fiscal da ANP, Gustavo Barbosa, a equipe ficará em Barreiras no período de um mês e estão previstos 375 pontos de coletas, mas podem chegar a 500 pontos aproximadamente, pois segundo o fiscal será usada a base de Barreiras para coletar alguns pontos de Bom Jesus da Lapa e outros pontos de Luiz Eduardo Magalhães. “Serão coletados 500 pontos em média usando a base de Barreiras. As equipes estão fazendo uma média de 15 a 20 pontos por dia”, afirmou Gustavo.
A previsão para coleta das três mil amostras é cinco meses, conforme ANP, sendo duas mil amostras na Bacia do São Francisco e mil na Bacia do Tacutu. Os resultados serão divulgados no final do projeto, que conforme o cronograma, a previsão é em meados de 2013.
No estado da Bahia além de Barreiras, a empresa ainda irá coletar amostras em Bom Jesus da Lapa, Cocos e Luiz Eduardo Magalhães e também em outros estados tais como em Buritis – MG, Posse – GO e Campos Belos-GO.
O Plano Plurianual de Estudos de Geologia e Geofísica (2007-2014), idealizado pela ANP visa à aquisição de dados geológicos, geoquímicos e geofísicos nas bacias sedimentares brasileiras, com foco nas bacias de fronteira exploratória.
Estes projetos são financiados com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Conforme a ANP, este plano é voltado para a aquisição de dados em bacias terrestres pouco conhecidas e também como forma de descentralizar os investimentos atualmente concentrados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.