Estudantes de São Desidério participam de projeto que inclui família e comunidade

???????????????????????
ASCOM SD

Trazer a família e a comunidade para o ambiente escolar foi uma alternativa que a equipe da Escola Municipal Henrique Vieira de Barros e a psicologa Emmila Carvalho, encontraram para qualificar o processo de ensino-aprendizagem para os alunos do povoado de Almas, há 40 km de São Desidério.

Intitulado de ‘A Comunidade no Espaço Escolar: Construindo Articulações para o Futuro’, o projeto foi idealizado após intervenção desenvolvida no ano de 2013 junto à turma do 6° ano. As ações do projeto foram realizadas no 2º semestre de 2014, por meio de visitas domiciliares junto às famílias e membros da comunidade, bem como oficinas de artes e música ministradas nas salas de aula por artistas da localidade. A presença de pessoas da comunidade na escola motivou a equipe a também investir nas competências artísticas dos alunos.

De acordo com a gestora escolar, Silvânia Maria, a parceria entre escola e comunidade é indispensável para uma educação de qualidade e depende de uma boa relação entre familiares, gestores, professores, servidores e estudantes. “Eram constantes os episódios de desentendimentos entre os alunos, por isso, idealizamos o projeto e conseguimos aproximar mais as famílias que eram ausentes da vida escolar dos seus filhos e resolver este problema”, destacou.

Segundo a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Emmila Carvalho, a participação das famílias e da comunidade no cotidiano escolar dos filhos é um fator determinante para o desempenho do aluno na escola. “A comunidade precisa ocupar o espaço escolar e participar dos projetos e decisões da instituição que tem como função, formar cidadãos críticos que questionem a realidade social e busquem sua transformação.  Famílias e comunidade devem auxiliar o trabalho da escola dialogando, sugerindo, desenvolvendo críticas construtivas e participado do espaço escolar em prol da qualificação do processo ensino-aprendizagem, pois essa parceria incide de forma direta  e positiva no desenvolvimento do alunado”, avaliou.

???????????????????????


Compartilhe:

Comentários: