Feira de Pró-genética e Oeste Genética será aberta nesta sexta-feira, em Barreiras

Pró-Genética busca reposicionar pequeno produtor no mercado

 Texto e fotos: Cheilla Gobi – cheilla@jornalgazetadooeste.com.br

De 15 a 17 de novembro, será realizada no Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras, a Feira de Pró Genética e Oeste Genética, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, com o apoio da prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Essa feira de melhoramento genético é realizada anualmente pela ABCZ na cidade de Uberaba-MG, levando aos criadores uma mostra da importância do trabalho de melhoramento genético das raças zebuínas para a evolução da pecuária no Brasil. Atualmente o rebanho bovino do Oeste baiano é de aproximadamente 2 milhões de cabeças, um crescimento significativo no cenário estadual, contando ainda com controle de doenças como aftosa. 

De acordo com informações do Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Barreiras, Ozimar Amorim, a pró-genética é uma feira que busca democratizar o melhoramento genético do rebanho brasileiro. “É um programa que vem disponibilizar, ou seja, trazer a necessidade da oferta. Necessitamos em torno de 400 mil touros melhoradores no Brasil por ano para trabalhar o rebanho de fêmeas bovino, então a ABCZ vem com este contexto aproximar os produtores e principalmente os pequenos produtores da agricultura familiar desta necessidade de uma genética de qualidade, que aumentará consequentemente a produtividade do rebanho, afirmou”.

Ozimar disse ainda que este evento, oportunizará condições diferenciadas para os pequenos produtores, com prazo de até 10 anos para pagar um touro com taxa de 2% ano. “Não deixem de aproveitar esta oportunidade. O produtor está convidado a participar deste grande evento, e saber que esta feira tem grande importância no contexto do agronegócio regional, temos que fortalecer o agronegócio do vale que é baseado na agricultura familiar”, alertou o secretário, lembrando ainda que 60% do leite produzido no Brasil vêm da agricultura familiar.

Dia 14, a partir das 08 horas, entrada dos animais no parque. Na feira serão comercializados touros PO (Puro de Origem) com Registro Genealógico Definitivo – RGD, inspecionado pela ABCZ, com idades entre 20 a 40 meses, exame andrológico positivo, teste negativo de brucelose e tuberculose.

No evento estarão também empresas que vendem tecnologia de genética, como inseminação artificial, e a tempo fixo e também insumos, além de restaurantes.

Programação

A abertura da Feira nesta sexta-feira será a partir das 14 horas com o lançamento da Campanha Contra  Febre Aftosa. Entre as novidades da Pró-genética está a realização de palestras sobre “Reserva Estratégica de Alimentos Para os Animais (silagem, fenação, palma), com o técnico agrícola, consultor em cana de açúcar e instrutor do SENAR-BA, Marcos Souza; Manejo do solo, com Foco em Eliminação e Controle de Cupinzeiros, com o  zootecnista, consultor técnico pela Globalpec e instrutor do SENAR-BA, João Jorge Pieroni Tertius; Palestra da Caixa Econômica sobre Linhas de Crédito para Agropecuária. Quem visitar a Feira também poderá acompanhar de perto informações sobre o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino da Bahia, com  o zootecnista e técnico da  ABCZ Rubenildo Cláudio Rodrigues; Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos com o médico veterinário e gerente de fomento PMGZ/ABCZ, Lauro Fraga Almeida. Os participantes poderão conferir também a Prova de 3 Tambores e o Leilão Amigos do Parque.

Parceiros

Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Governo do Estado, ADAB, EBDA, SENAR, FAEB, Nelore Bahia, Acrioeste, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e AMEV.

Financiamentos 

Banco do Brasil e Banco do Nordeste.


Compartilhe:

Comentários: