Festa do alho 2013, sucesso de público e organização

Texto e fotos: Jayme Modesto

A tradicional Festa do Alho promovida anualmente em Cristópolis pela prefeitura foi realizada entre os dias 18 e 20 de julho, na Praça Menino Deus no Centro da cidade. O município é um dos maiores produtores de alho do nordeste, e o produto é responsável por 40% da riqueza gerada.

A Festa do Alho 2013 superou todas as expectativas dos organizadores, foi o maior evento realizado na história do município. A prefeitura modificou totalmente a estrutura da festa, dando uma maior dinâmica no espaço. O prefeito Antônio Pereira pensou cuidadosamente em cada detalhe juntamente com sua equipe de governo, mostrando que Cristópolis é a cidade da prosperidade e da alegria.

Atrações

Na sexta-feira (19/07), abertura do evento contou com a animação das bandas, Moreno & Caboclinho, Lucas & Maycon, Farol de Fusca, Sivaldo dos Teclados e Forró Maré Mansa.

No sábado (20), quem comandou a alegria foi, Darley Salles, Jânio Rocha & Banda Tome Xote, Toinho & Cia, Genivaldo & os Feras do Forró e Amado Batista.

No domingo (21), a XII Lavagem & I Levada Elétrica com Toinho & Cia e Banda Phaphirô no trio elétrico, com início na Praça Estudantil seguindo para o circuito da Festa do Alho, e no palco Welber Leno.

Nos estandes amostra de novas variedades do alho e outras culturas reuniu grande parte do público local e regional para também comemorar o aniversário de emancipação político-administrativa do município.

Em um dos estandes instalado, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), apresentou aos visitantes a cadeia produtiva da cultura e suas atividades na região com a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para agricultores familiares.

Os agricultores que visitaram o espaço receberam cinco quilos de semente de milho para o plantio. Conforme a chefe do escritório local da EBDA em Cristopolis, Neila Gomes, a empresa trabalha com a cultura do alho há um bom tempo, levando as técnicas de cultivo para os agricultores que plantam o produto em suas propriedades, mas a sociedade às vezes não conhece a atuação.

Telões instalados em pontos estratégicos levaram comodidade e conforto para os que não estavam na Praça do evento e assim puderam acompanhar também as grandes atrações da maior Festa do Alho já realizada.

O prefeito Antônio Pereira e a primeira dama Maria Oliveira Silva, recepcionaram os convidados em sua residência e no camarote oficial, praticamente todos os prefeitos filiados a União dos Municípios do Oeste da Bahia – UMOB participaram da Festa do Alho este ano, inclusive o presidente Humberto Santa Cruz prefeito de Luís Eduardo Magalhães.

“Na organização de um evento com este porte, contamos com profissionais competentes e comprometidos em todas as áreas e o resultado foi bastante satisfatório em todos os sentidos. Só temos a agradecer as pessoas que estiveram na festa, e principalmente, os parceiros e colaboradores, que nos dão a sustentação necessária, principalmente para os shows”, disse o prefeito.

Segurança

A segurança dentro e fora do circuito da festa na Praça Menino Deus, garantiu a integridade de todos que participaram das três noites de muita alegria e entretenimento. Por tudo isso, a população cristopolense parabeniza o prefeito Antônio Pereira que soube como ninguém cuidar e recepcionar todos os visitantes de forma carinhosa.

Sucesso de público e organização

A Festa do Alho 2013, sucesso de público e organização. De acordo com a estimativa da coordenação do evento, só no sábado, cerca de 40 mil pessoas participaram do show do cantor Amado Batista.

Com a realização da festa, ganhou toda a população, pois aqueceu a economia da cidade, comerciantes de roupas, calçados, bebidas, alimentos, restaurantes e hotéis.

O esporte também predominou na programação da festa

Na quarta-feira (17) foi realizado um torneio de futsal masculino com 10 equipes.

No dia 18, as mulheres comandaram o torneio, com oito equipes.

A sexta-feira (19) foi dia de campo (Alho) em Perdeneira, abertura dos estandes, prova de atletismo por volta das 17 horas, com atletas do município.

No dia 20, Encontro de capoeira às 17 horas.

A Festa do Alho é realizada em parceria com a Embrapa Hortaliças, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Banco do Nordeste, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Secretaria Municipal de Agricultura de Cristópolis. Apoiaram o evento a Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb).


Compartilhe:

Comentários: