Gestores de Cultura participam do Plano Municipal de Cultura, Comissão de Seleção e Execução de Projetos

Ascom São Desidério

Foi realizada na Escola Administrativa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Salvador, de 18 a 22, a Oficina de Capacitação para elaboração de Planos Municipais de Cultura, resultado da parceria entre UFBA e Ministério da Cultura (MinC). O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de São Desidério, Nerito Carvalho, esteve presente no treinamento, que objetivou capacitar 87 cidades participantes na condução do Plano Municipal de Cultura.

O Plano Municipal de Cultura é um pacto entre sociedade civil e o poder público acerca do que se pretende para a cultura de um município nos próximos 10 anos, sendo aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura, passa a ser incluído no Sistema Nacional de Cultura.

“Este plano é um processo democrático importante para o município porque representa a construção de políticas públicas para as gerações futuras, e serve de base também para que futuramente outros gestores deem seguimento. Eu não tenho dúvida de que o plano dará certo”, disse o secretário de Cultura Nerito, que destacou a próxima etapa. “A sociedade civil será convocada por meio das representações do Conselho de Cultura de São Desidério, da qual será eleita uma comissão para conduzir o processo de elaboração do plano. Queremos iniciar o quanto antes, e depois o plano será inserido no Sistema Nacional de Cultura, do qual o município já aderiu”, disse.

Além de São Desidério, da região oeste participaram representantes dos municípios de Barreiras, Mansidão e Santa Rita de Cássia. Ainda, no período de 23 a 27 de março, o assessor técnico da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Vanderlino Barbosa, a convite da SECULT-BA, via Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), participou da Comissão de Seleção para escolha dos Projetos culturais inscritos do edital Calendário das Artes, com incentivo a propostas a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, objetivando assim, estimular o desenvolvimento das artes nos Microterritórios do Estado. Nesta 1ª Chamada, estarão sendo concedidos prêmios de até 13 mil, contemplando as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas. O edital abriu inscrições para a 1ª chamada da edição 2013 em 25 de janeiro, com encerramento no dia 11 de março. Além das Coordenadoras da SECULT-BA, a Comissão contou ainda com participantes de Feira de Santana, Pintadas e Santa Maria da Vitória. “Participar desta Comissão foi sem dúvidas um momento de grande aprendizado. Ter sido convidado foi um privilégio para mim, uma vez que, pude acompanhar de perto todo o trabalho de escolha e classificação dos Projetos de pequeno porte inscritos no edital”, afirma Vanderlino Barbosa.

São Desidério foi representada no Conselho de Cultura em Salvador pela assessora de comunicação da prefeitura municipal, Ana Cristina Santos, no curso de orientação para execução de projetos e apresentação de prestação de contas – Fundo Cultura e Fazcultura, realizado pela SECULT no período de 25 a 28 de março. O curso ministrado pelo diretor de Acompanhamento e Controles da Secult/Suprocult, Manoel Pinto, teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre vários aspectos da execução dos Projetos do Fundo de Cultura e Fazcultura, com base nas legislações, abrangendo elaboração de projetos, recebimentos de recursos e utilização dos mesmos, movimentação de conta corrente, comprovantes de despesas, incidência de impostos, cotação de preços, remanejamentos de orçamento e documentação comprobatória de despesas. “Sem dúvida São Desidério hoje é vista com uma cidade de uma vasta cultura que muitos até desconhecem, e o que se precisa é buscar meios para que essa disseminação cultural seja ainda maior, fortalecendo os laços. O curso é justamente o meio para que possamos buscar mais recursos para o nosso município, tenho certeza que a secretaria de cultura fará todo o possível para que muito mais ações sejam realizadas.” Afirma Ana Cristina.


Compartilhe:

Comentários: