Governador autoriza construção do sistema de abastecimento de água de Cristópolis

Texto/Fotos: Jayme Modesto

Um sonho, alimentado por mais de 50 anos pela população de Cristópolis, começa virar realidade.

IMG_8625

Um esforço da administração municipal de Cristópolis, junto ao Governo do Estado, irá transformar a vida de mais de 10 mil moradores do município, que é considerado o maior produtor de Alho do estado da Bahia.

IMG_8515

Cristópolis contará em breve com água de qualidade após a construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) do município. A autorização para a licitação da obra foi dada pelo vice-governador da Bahia, Otto Alencar no dia 17 de abril. Orçada em R$ 25 milhões, o investimento irá  beneficiar não só a população de Cristópolis, mas também as populações dos municípios vizinhos de Cotegipe e Angical, totalizando mais de 25 mil pessoas beneficiadas com água de qualidade.

IMG_8590

A obra será executada pelo Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), com recursos do Ministério da Integração, a obra vai permitir a captação da água do Rio Grande para o abastecimento da população da região. A adutora terá 77 quilômetros, com rede de distribuição de 72,5 quilômetros.

DSCN0028

O município de Cristópolis é um dos poucos do Oeste, que ainda não tinha água de qualidade e a sua população na maioria precisa comprar água mineral e armazenar água da chuva ou trazer de Barreiras para beber, e realizar as tarefas domésticas, já que a água que cai na torneira vem de poços artesianos, possui baixa qualidade e é insuficiente para lavar roupas, louças e cozinhar.

DSCN0112

Com a implantação do novo sistema o problema da água salobra será finalmente solucionado, com a captação de água doce do Rio Grande, para abastecer a população da sede e de algumas localidades. “Esse não é apenas um sonho do povo de Cristópolis, mas é um sonho meu também, uma cidade que tem universalização de água e esgoto, tem mais qualidade de vida, e mais saúde”, sublinhou o prefeito Antônio Pereira durante o encontro com o vice-governador e a população da cidade na Praça do Alho.

IMG_8686

O prefeito Antônio Pereira lembrou ainda, que a questão da água é um sonho antigo alimentado pela população local, e hoje, por ação direta do Governo do Estado, começa a virar realidade. “Cristópolis será eternamente grata por esta água”, assegurou, para acrescentar, sob aplausos do público presente: “Nossos corações transbordam de alegria quando pensamos que em breve teremos água doce do Rio Grande”.

IMG_8574

O vice-governador Otto Alencar, disse no discurso que a construção da adutora que trará água para o município, é uma obra que ficará na história de Cristópolis e o governador teve a coragem de assumir esse compromisso de solucionar o problema que há anos vem penalizando a população.  “Esse é o governador da superação, da transformação de sonhos em realidade, o governador da fé”, afirmou.

IMG_8542

Estiveram presentes no evento os prefeitos: Leopoldo Neto (Popô) de Angical, Marcelo Mariane de Cotegipe, José Conceição de Wanderley, o prefeito de Barreiras Antônio Henrique, Gilvan Pimentel de Catolândia, Demir Barbosa de São Desiderio, Hamilton Lima de Riachão das Neves, a vice-prefeita de Tabocas Gisele Greisy, e o vice-prefeito de Cristópolis Sorriso. O presidente da câmara de Cristópolis, Oscarino Vieira, o presidente da câmara de Canapolis, Charles Pereira e vereadores de vários municípios.

IMG_8732

Também marcaram presença no evento o presidente da Assembleia Legislativa do Estado o deputado Marcelo Nilo, e os deputados Roberto Muniz, Oziel Oliveira, Kelle Magalães, Cacá Leão, a ex-deputada Antônia Pedrosa e uma figura remanescente da velha guarda da política regional, que aos 96  anos estava no palanque oficial o ex-prefeito de Angical e Cristópolis, Gerulino Antunes.

IMG_8607


Compartilhe:

Comentários: