Texto/Fotos: Jayme Modesto
Um sonho, alimentado por mais de 50 anos pela população de Cristópolis, começa virar realidade.
Um esforço da administração municipal de Cristópolis, junto ao Governo do Estado, irá transformar a vida de mais de 10 mil moradores do município, que é considerado o maior produtor de Alho do estado da Bahia.
Cristópolis contará em breve com água de qualidade após a construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) do município. A autorização para a licitação da obra foi dada pelo vice-governador da Bahia, Otto Alencar no dia 17 de abril. Orçada em R$ 25 milhões, o investimento irá beneficiar não só a população de Cristópolis, mas também as populações dos municípios vizinhos de Cotegipe e Angical, totalizando mais de 25 mil pessoas beneficiadas com água de qualidade.
A obra será executada pelo Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), com recursos do Ministério da Integração, a obra vai permitir a captação da água do Rio Grande para o abastecimento da população da região. A adutora terá 77 quilômetros, com rede de distribuição de 72,5 quilômetros.
O município de Cristópolis é um dos poucos do Oeste, que ainda não tinha água de qualidade e a sua população na maioria precisa comprar água mineral e armazenar água da chuva ou trazer de Barreiras para beber, e realizar as tarefas domésticas, já que a água que cai na torneira vem de poços artesianos, possui baixa qualidade e é insuficiente para lavar roupas, louças e cozinhar.
Com a implantação do novo sistema o problema da água salobra será finalmente solucionado, com a captação de água doce do Rio Grande, para abastecer a população da sede e de algumas localidades. “Esse não é apenas um sonho do povo de Cristópolis, mas é um sonho meu também, uma cidade que tem universalização de água e esgoto, tem mais qualidade de vida, e mais saúde”, sublinhou o prefeito Antônio Pereira durante o encontro com o vice-governador e a população da cidade na Praça do Alho.
O prefeito Antônio Pereira lembrou ainda, que a questão da água é um sonho antigo alimentado pela população local, e hoje, por ação direta do Governo do Estado, começa a virar realidade. “Cristópolis será eternamente grata por esta água”, assegurou, para acrescentar, sob aplausos do público presente: “Nossos corações transbordam de alegria quando pensamos que em breve teremos água doce do Rio Grande”.
O vice-governador Otto Alencar, disse no discurso que a construção da adutora que trará água para o município, é uma obra que ficará na história de Cristópolis e o governador teve a coragem de assumir esse compromisso de solucionar o problema que há anos vem penalizando a população. “Esse é o governador da superação, da transformação de sonhos em realidade, o governador da fé”, afirmou.
Estiveram presentes no evento os prefeitos: Leopoldo Neto (Popô) de Angical, Marcelo Mariane de Cotegipe, José Conceição de Wanderley, o prefeito de Barreiras Antônio Henrique, Gilvan Pimentel de Catolândia, Demir Barbosa de São Desiderio, Hamilton Lima de Riachão das Neves, a vice-prefeita de Tabocas Gisele Greisy, e o vice-prefeito de Cristópolis Sorriso. O presidente da câmara de Cristópolis, Oscarino Vieira, o presidente da câmara de Canapolis, Charles Pereira e vereadores de vários municípios.
Também marcaram presença no evento o presidente da Assembleia Legislativa do Estado o deputado Marcelo Nilo, e os deputados Roberto Muniz, Oziel Oliveira, Kelle Magalães, Cacá Leão, a ex-deputada Antônia Pedrosa e uma figura remanescente da velha guarda da política regional, que aos 96 anos estava no palanque oficial o ex-prefeito de Angical e Cristópolis, Gerulino Antunes.