Governador marca presença em aula inaugural da UFBO

ufbo7
Texto e Fotos: Gabriela Flores

Dando continuidade a Semana de Integração Universitária da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), aconteceu nesta terça-feira (9) a Aula Inaugural do curso de Medicina, que deu o ponta pé inicial para o semestres letivo. A cerimônia contou com a presenta do governador da Bahia Jacques Wagner, do secretário de Ensino Superior do Ministério da educação Paulo Speller, da reitora Pro Tempore Iracema Veloso, do prefeito de Barreiras Antonio Henrique e outras autoridades da região.

A UFOB foi criada em junho de 2013 já com a garantia do quantitativo de pessoal tanto para o quadro docente como para o técnico-administrativo. A instituição já nasceu multicampi, com polos na Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.

Porém, ao fazer uso da palavra, a reitora Pro Tempore Iracema Veloso foi diversas vezes interrompida por um grupo de alunos que reivindicam a construção de um restaurante universitário, professores para atender as necessidades de vários cursos, além de outras situações.

A reitora prometeu se reunir com o secretario Paulo Speller, juntamente com os  alunos e demais manifestantes para buscar soluções rápidas para os problemas apontados.

O curso de medicina começa sem um Hospital Universitário para dar suporte aos alunos e professores. Sob vaias, o governador Jaques Wagner disse que a construção do hospital só será possível após uma negociação entre a UFOB e a prefeitura de Barreiras, para que entrem em acordo para possa ser autorizado o uso do terreno ao lado do Hospital Municipal Eurico Dutra.

Hoje toda a estrutura acadêmica dos cursos oferecidos pela instituição em Barreiras está sediada nos Pavilhões 1 e 2, no prédio dos laboratórios e na biblioteca. A UFBO contará agora com 29 cursos distribuídos entre os cinco campi e contarão com 1.490 alunos.

ufbo72 ufbo73


Compartilhe:

Comentários: