Implantação da UFOBA foi debatida em Barreiras

“Os impactos nos setores produtivos e econômicos da região oeste da Bahia com a criação da Universidade Federal” foi o tema discutido no seminário.

Texto: Cheilla Gobi

Fotos: Jayme Modesto

 

A implantação da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOBA esteve em discussão na tarde do dia 11, em Barreiras, região oeste da Bahia. O seminário foi realizado no auditório da UFBA da Prainha por iniciativa do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), relator do Projeto de Lei 2204/2012 de criação da Universidade na Comissão de Finanças e Tributações (CFT) e organizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos deputados.

O objetivo do encontro foi discutir os impactos nos setores produtivos e econômicos da região oeste da Bahia com a criação da Universidade Federal. O seminário contou com a presença de autoridades politicas e religiosas e ainda com a participação dos acadêmicos.

“O encontro é para conhecermos melhor o projeto elaborado para a implantação da Universidade. Nossa expectativa é que com a UFOBA tenhamos mais uma variável favorável a continuidade do desenvolvimento do oeste, distribuição de renda e melhoria de vida do nosso povo,” falou Afonso Floerence.

O deputado disse ainda, que um projeto do executivo prevê campus em Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa e Barra e que há expectativa de mais municípios ganharem campus. “Temos primeiro que garantir a vinda da universidade. Vindo para estes quatro municípios vem para o oeste, vamos aprofundar também o debate sobre Santa Maria da Vitória e outros municípios que merecem campus e acabarão recebendo também”, afirmou Florence.

O Prefeito de Formosa do Rio Preto, Jabes Júnior marcou presença no evento. “É de fundamental importância poder participar de um evento como este. Com a universidade federal na cidade de Barreiras, o povo de Formosa poderá se inserir no processo educacional. E a grande esperança é sem dúvida, o curso de medicina, que será um avanço muito grande para a nossa região,” disse o prefeito.

Barra foi escolhida para sediar um campus, e o Prefeito reeleito do município Arthur Silva Filho fez questão de participar do encontro. “Barra teve a honra de ser escolhida para sediar um campus da UFOBA e isso é muito importante é estratégico para o município de Barra que foi uma cidade que teve a educação como referência no passado. Ficamos isolados em função das estradas e hoje volta a se desenvolver principalmente em atividades da agroindústria e com a chegada de um campus. Com isso iremos alavancar mais ainda o desenvolvimento do nosso município”, afirmou Arthur.

O prefeito eleito de Barreiras, Antônio Henrique de Souza Moreira também se fez presente no seminário. “É um grande prazer estar aqui hoje discutindo com os universitários o progresso da nossa região. Deputado Afonso contamos com sua ajuda na ampliação de novos cursos”, falou Antônio Henrique.

A Deputada Kelly Magalhães agradeceu a presença do deputado Afonso Florence e destacou também o empenho enquanto presidente da comissão de educação da Assembléia Legislativa do estado. “Obrigada ao deputado que faz mais uma comissão de trabalho da câmara dos deputados com vistas em fazer o projeto de lei efetiva criando a universidade federal do oeste da Bahia, nós fizemos enquanto presidente da comissão de educação. Discutir com a comunidade, com os prefeitos, o formato da universidade que atenda os anseios da comunidade de toda região oeste é de fundamental importância,” disse Kelly.


Compartilhe:

Comentários: