Ingredientes locais terão destaque na segunda edição do Festival LEM Gastronomia

Chef Rosa Gonçalves explica que a ideia este ano, no LEM Gastronomia é incentivar que a população use de recursos que estejam na sua vizinhança

Chef Rosa Gonçalves explica que a ideia este ano, no LEM Gastronomia é incentivar que a população use de recursos que estejam na sua vizinhança

Ascom Lem

A segunda edição do Festival LEM Gastronomia que acontece entre os dias 01 e 04 de outubro no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta) de Luís Eduardo Magalhães, quer que pelo menos 80% dos ingredientes que serão utilizados na produção dos pratos das oficinas e aulas-show sejam locais. “Serão ingredientes típicos da cultura da região, cultivados e produzidos aqui e comercializados dentro do município”, explica a chef Rosa Gonçalves.

A ideia, segundo a chef é incentivar que a população use de recursos que estejam na sua vizinhança. “Desde os legumes e hortaliças que sejam plantadas num sistema de agricultura familiar, até o peixe ou ave que estejam crescendo nas fazendas em torno da cidade”, ratifica a chef Rosa Gonçalvez, que na manhã desta terça-feira, 25, recebeu na sala de reuniões do Hotel Paranoá, a imprensa local para apresentar as novidades do festival em 2015.

“O festival celebra a mistura das mais variadas cozinhas. Queremos valorizar o alimento produzido aqui na cidade, bem como sua população. A maior estrela do festival é a cidade, sua população e sua cultura”, pontuou a chef Rosa Gonçalves durante a conversa com a imprensa.

A abertura do festival está agendada para as 11h na quinta-feira, 1º de outubro. Logo após será servido um almoço para convidados sob o tema “O que é que a Bahia tem”. A segunda edição do LEM Gastronomia ainda contará com aulas-show ministradas por convidados, chefs e profissionais da área, tendo oficinas gastronômicas e rodas de conversas temáticas abertas ao público.

O espaço terá uma feira-expositiva de produtos alimentícios e de equipamentos para bares, restaurantes e hotéis, feira de produtos da agricultura familiar e da rede de economia solidária. Além das apresentações de grupos culturais nativistas gaúchos e nordestinos, o II Festival LEM Gastronomia, ainda contará com área de lazer infantil e uma tenda de shows, que irão compor o cenário do evento.

O Festival LEM Gastronomia é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e da Escola de Culinária Chef Rosa Gonçalves, apoio da Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM), Sebrae, Governo da Bahia e Bahiatursa. Para maiores informações acesse: www.festivallemgastronomia.com.br

À tarde a programação do festival foi apresentada para o prefeito, secretários municipais e entidades envolvidas

À tarde a programação do festival foi apresentada para o prefeito, secretários municipais e entidades envolvidas


Compartilhe:

Comentários: