João Carlos Jacobsen abre IV Semana Agronômica de Barreiras

DSC_0127texto

Ascom Abapa

No último dia 13 (terça-feira), o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e da Câmara Setorial do Algodão, João Carlos Jacobsen, abriu a programação de palestras da IV Semana Agronômica de Barreiras (Semagro), organizada pela Empresa Júnior de Engenharia Agronômica (Ejea) do Campus IX da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Barreiras. O evento aconteceu no Centro Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano (Cetep), e teve como tema as ‘Inovações e Tecnologias em Clima e Solo’.

Na oportunidade, João Carlos Jacobsen falou sobre ‘Inovações Tecnológicas no Agronegócio’, com uma abordagem sobre vários assuntos, incluindo a trajetória recente do agronegócio, quando ressaltou sobre a ciência da tecnologia. “Hoje estamos vivendo a era da sustentabilidade, com vistas no futuro da ciência de tecnologia. Dentre todos os setores da economia no Brasil, a agricultura é uma das mais inovadoras, e destaco o avanço da biotecnologia. Vimos que essas pesquisas têm avançado, e para os próximos 10 anos, serão mais de 80 novos eventos biotecnológicos sendo lançados”, disse.

Jacobsen também chamou a atenção para o avanço na área de mecanização. “A intensificação no uso de máquinas novas e de alta tecnologia, tem aumentado a produtividade do trabalhador, do produtor e da cultura. Atualmente, já estamos vivendo uma nova realidade com a agricultura de precisão, que tem nos ajudado no monitoramento do solo, das condições climáticas, da fertilização, da maximização do uso de defensivos, sementes e herbicidas nas áreas de produção. A tecnologia de informação também tem ganhado espaço no campo. Hoje, temos nas mãos muitas informações que seriam impossíveis a pouco tempo. Os drones estão virando febre, esse equipamento fantástico com câmeras especiais consegue nos passar detalhes de imagens do dia-a-dia no campo. Dentre as muitas novidades prontas para o mercado, temos os robôs agrícolas móveis, tratores pulverizadores e colheitadeiras, sem operadores. Enfim, o avanço da tecnologia tem colaborado para melhores resultados no campo”, ressaltou João Carlos.

Além de palestras, a programação contou com minicursos, oficinas, mesas-redondas e apresentação de trabalhos. A diretora do Campus, Marilde Queiroz ressalta a importância dessas atividades para a formação dos alunos. “A temática tecnologia, além de muito atual, foi na centralidade das discursões, acompanhando o desenvolvimento econômico do país e do mundo. Esses eventos corroboram para a formação dos profissionais, que não se dá apenas no dia-a-dia da sala de aula, mas também em eventos como esse”, ressaltou. 

A Semagro conta com o apoio da Uneb, do colegiado do curso de engenharia agronômica do Campus IX, da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Barreiras (Aeab), e temo como parceria da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Fundeagro.


Compartilhe:

Comentários: