Legislativo de Brejolândia ganha nova sede

Uma noite festiva e de muitas emoções que marcaram a inauguração da nova sede da câmara de vereadores de Brejolândia.

Texto e fotos: Jayme Modesto – modesto@jornalgazetadooeste.com.br

O cidadão brejolandense ganhou uma nova sede, a câmara municipal, localizada na Praça Esportiva. Palco de grandes conquistas e lugar onde o povo tem voz ativa através dos seus representantes. Desde de que foi criada em julho de 1962, a câmara municipal de Brejolândia nunca teve um endereço certo, mas a partir de agora o cidadão brejolandense pode se alegrar com a sede própria do legislativo municipal.

A solenidade de inauguração teve início no plenário, no dia 30 de agosto e foi aberta com a composição do quadro de autoridades e a execução do Hino Nacional. A benção às novas instalações da câmara foi proferida pelo pastor Silvio dos Reis. O cerimonial de inauguração prosseguiu com os pronunciamentos das autoridades. Falaram inicialmente o presidente da Casa Lindomar Pereira, na sequência todos os demais vereadores. O último a discursar foi o prefeito Gilmar Ribeiro.

O descerramento da placa inaugural alusiva à nova câmara de vereadores, foi feito pelo presidente Lindomar Pereira, o prefeito Gilmar Ribeiro e a Sr.ª Aderirá Xavier de Oliveira, viúva do primeiro prefeito da cidade e o homenageado do dia.

A solenidade contou ainda com a presença dos presidentes das câmaras de Canápolis vereador Charles e de Tabocas Valdemir Almeida, do vice-prefeito Arlindo Gonçalves, secretários de governo, servidores, familiares do homenageado e um grande público.

Legislativo recebe o nome do primeiro prefeito da cidade

A nova sede do Legislativo recebeu o nome do primeiro prefeito da cidade, Honorato Teixeira de Oliveira, cidadão que marcou presença em todos os momentos importantes da vida política de Brejolândia e que também contribuiu decisivamente para a emancipação do antigo povoado de Brejo Vale, desmembrado de Angical. O novo espaço faz uma justa homenagem póstuma ao primeiro prefeito, pela sua liderança na política e sua atuação em favor do desenvolvimento político, econômico e social de Brejolândia.

A nova sede foi cedida ao legislativo pela prefeitura, representada pelo chefe do executivo municipal Gilmar Ribeiro, através de um termo de uso prédio por tempo indeterminado, mas o prefeito Mazim surpreendeu a todos quando interrompeu seu pronunciamento para assinar o Projeto 0014/2013, doando definitivamente o espaço para o legislativo municipal. O projeto depende ainda de votação do plenário da câmara, o que certamente será aprovado por unanimidade.

A representante da família do homenageado, Ana Cristina, enfatizou a alegria e gratidão dos familiares. Agradeceu o reconhecimento do poder público e enalteceu a atitude do prefeito Mazim e dos vereadores, que indicou o nome de seu pai, para intitular este nobre espaço da sociedade.

“Este é um momento impar e muito importante, pois homenagear o idealismo e os valores de quem nos antecedeu e deixou seu legado na história é motivo de muito orgulho para nós. Meu pai teve sua vida dedicada a esta terra, onde como prefeito e cidadão prestou devotados anos de vida, hoje  ver seu nome associado ao legislativo, espaço físico cuja funções é discutir os problemas do município é para nós uma honra”, relatou Cristina frisando ainda que seu pai não fez nenhum descendente para tirar proveito político, e compartilhou a honrosa homenagem com aqueles que foram os verdadeiros amigos.

O presidente da Casa não escondeu a satisfação e agradeceu o prefeito Mazim. “Estamos muito felizes em estar realizando este sonho, é um presente para a câmara e toda a sociedade brejolandense. Uma cidade como Brejolândia merece um legislativo a altura de sua importância, graças ao empenho do nosso prefeito Mazim a sede própria do Legislativo de Brejolândia é uma realidade. Este novo espaço irá garantir uma atuação melhor, além de facilitar o andamento dos trabalhos e atendimento ao público”, afirmou o presidente.

Todos os demais vereadores seguiram a mesma linha de pensamento, externando elogios e agradecimentos ao chefe do executivo municipal fazendo uma avaliação positiva dos oito meses de administração do prefeito Gilmar Ribeiro.  Também foram unânimes em afirmar o excelente desempenho e a ótima produção legislativa.

Foram aprovados 13 projetos do executivo, um do legislativo, 28 indicações, três requerimentos e seis portarias.  Na oportunidade os vereadores também receberam da Mesa Diretora as carteiras de identificação parlamentar.

No seu pronunciamento, o prefeito destacou a importância, da valorização do poder legislativo, que é uma estrutura democrática fundamental para o progresso do município. O Chefe do Executivo ressaltou ainda a união existente, entre a câmara de vereadores e a administração municipal e afirmou que esta parceria harmônica é necessária, para promover o progresso da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida dos brejolandenses.


Compartilhe:

Comentários: