Mansidão parou para as comemorações da festa de São Gonçalo

mans3Texto e Fotos: Jayme Modesto
A prefeitura de Mansidão, em parceria com a comunidade católica, realizou mais uma edição da tradicional Festa de São Gonçalo, padroeiro da cidade. Um evento que mobilizou pessoas de toda região Oeste. As comemorações tiveram inicio no dia 20 de julho com o novenário, levantamento do mastro e todo ritual pertinente às comemorações do Santo.

Durante nove dias, todas as noites, na Igreja Matriz, foram celebradas novenas em homenagem a São Gonçalo. A festa do padroeiro, que além de reunir inúmeros fieis para um ato de fé e devoção religiosa, também reúne multidões para um ato de alegria e descontração na parte profana. Toda a cidade se enfeitou com parques infantis, barracas para receber e oferecer com muitas brincadeiras e diversões os visitantes, características típicas de um clima festivo.

O prefeito Ney Borges, a primeira dama Railma Borges e o vice- prefeito Irema Barbosa recepcionaram autoridades, lideranças política e amigos em sua residência.

Este ano a animação da festa ficou por conta das bandas: Nairê, Real Som, Calcinha Preta e Elbinho e Cia. Os shows reuniram centenas de pessoas que queriam curtir uma boa música.

O ponto alto das festividades aconteceu no dia 29 de julho, com a imagem do santo padroeiro percorrendo a cidade e a celebração de uma missa campal que reuniu uma multidão de fiéis. À noite quem comandou o show foi à renomada banda Calcinha Preta, que reunião mais de 10 mil pessoas na Praça da Independência. Todo esse clima festivo só terminou na manhã do dia 30 e deixou um clima de saudade.

mans7

Município em franco desenvolvimento
Mansidão a cada dia se transforma em uma cidade melhor para se viver. São investimentos em obras, tanto no campo como na sede que mudam o cenário e a transformam em uma terra mais humana. A atual administração vem implementando ações voltadas para os vários segmentos e localidades, isto significa crescimento ordenado.

Ney Borges é um prefeito dedicado e esforçado, luta diuturnamente para viabilizar recursos para reestruturar a cidade, que sofre com a escassez de investimentos públicos.

O prefeito considera ínfimo o aporte de recursos do município diante dos grandes problemas que a cidade enfrenta, embora tenha tentado viabilizar recursos de convênios dos governos estadual e federal para investir nas áreas prioritárias e atender toda a demanda da sociedade, além de acolher todas as pessoas que dependem do amparo e da proteção, por parte do município.

Com todas as dificuldades já foi possível realizar nestes 19 meses de gestão ações importantes como: Construção de uma unidade básica de saúde em Buritizinho, em andamento uma escola com seis salas em Tamburil, recuperação de estradas vicinais e parte da BA 351 e 020, em andamento duas quadras poliesportiva, na sede e povoado de Aroeiras, em fase de instalada uma creche no bairro São Gonçalo com capacidade para 200 crianças, agua no povoado de Aroeiras, construção de 40 casas no bairro São Gonçalo, em construção uma escola na comunidade de Vereda dos Andrés, aquisição de três veículos, aquisição de cinco máquinas pesada através do PAC-2, pavimentação asfáltica em varias ruas da sede, além de Aroeiras, Gato e Angical, estão sendo construídas mais 113 casas populares na zona rural, recuperação de barragens, sinalização de ruas, nova sede da secretaria de saúde, estruturação do SAMU e asfaltamento de mais oito ruas na sede, totalizando mais de 20 mil metros.

EQUIPE DE GOVERNO: Administração e Finanças, Djalton Brandão, Educação Solimar Sene, Saúde Valdinar Nogueira, Social Ana Clara, Diretor de Obras Flavinho, Esporte, Cultura e Lazer Edna Ferreira, Meio Ambiente Eufranio Filho, Desenvolvimento Rural, Dilmar Monteiro, Diretor de Transporte Djalma, Chefe de Gabinete Valério Sene, Assessor Especial Vagner Santos.

mans4

mans1

Confiram mais fotos aqui!


Compartilhe:

Comentários: