Ministra da Agricultura lança Plano Matopiba, na sexta-feira, em Luís Eduardo Magalhães

texto

Ascom Lem

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu lançará oficialmente, na próxima sexta-feira, 15, às 9h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Luís Eduardo Magalhães, o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba. Formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a região é uma das principais áreas do mundo em expansão na produção de grãos.

O governador da Bahia, Rui Costa e o prefeito Humberto Santa Cruz estão confirmados na solenidade que deve receber ainda produtores, associações rurais, políticos e pesquisadores. No último dia 6, a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto que formaliza a abrangência territorial da região do Matopiba.

Considerado a última fronteira agrícola do mundo e atualmente representa 12,8% da produção de grãos no Brasil, o Matopiba, cujo nome é um acrônimo formado com as iniciais dos estados que o formam, é estratégico para a ascensão social dos pequenos produtores locais e para o incremento da produção e da exportação agropecuária do país.

Segundo Kátia Abreu, o governo federal pretende apoiar o crescimento sustentável dos produtores locais do Matopiba com investimento em tecnologia e assistência técnica. “O governo está tendo a chance de acompanhar esse crescimento e promover verdadeiramente o desenvolvimento regional. No passado, produtores experientes ocuparam nossas áreas agrícolas, mas a população local ficou ao largo assistindo. Com o Matopiba, queremos reverter esse histórico”, afirmou Kátia Abreu.

O território do Matopiba apresenta a expansão de uma fronteira agrícola baseada em tecnologias modernas de alta produtividade. Hoje, o principal grão destinado à exportação é a soja, mas outras culturas começam despontar na região, como o algodão e o milho. O clima favorável, o perfil dos produtores e a legalidade de novas áreas a serem abertas trazem boas perspectivas para a região. Assim, a totalidade dos quatro estados deverá apresentar aumento de 7,9% na produção de grãos na safra 2015/2016.

Serviço

Lançamento do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba

Data: 15 de maio, sexta-feira

Horário: 9h

Local: Auditório do Serviço de Aprendizagem Rural de Luís Eduardo Magalhães


Compartilhe:

Comentários: