Mobilizar para planejar

Ascom Aiba

 

Cerca de 103 produtores associados da Aiba, localizados na região do Rosário, participaram de uma reunião para falar sobre energia elétrica e estradas. Na ocasião, os produtores também conheceram as diretrizes do Programa Fitossanitário da Bahia.

O diretor de Relações Institucionais da Aiba, Ivanir Maia, informou aos produtores que, conforme um acordo feito com a Coelba, a Associação está intermediando as questões relacionadas com a geração de energia elétrica no campo. Assim, Maia solicitou que as demandas das regiões de Correntina, Jaborandi e Cocos sejam encaminhadas a Aiba para a elaboração de projetos que, em seguida, serão entregues a Coelba para execução.

Este trabalho de intermediação da Aiba já tem resultados na região de Jaborandi, onde está sendo construída uma subestação de energia elétrica. Outra unidade deverá ser construída na localidade de Rio do Ouro. O projeto foi aprovado e a previsão de conclusão é até o fim do primeiro semestre de 2014.

Com este trabalho, a Aiba pretende ampliar, de maneira planejada, o fornecimento de energia no Oeste da Bahia, o que vai permitir que diversas propriedades que hoje não têm acesso ou utilizam precariamente este tipo de serviço, possam dar início ou aumentar sua atividade de irrigação e a geração de empregos na região.

Sobre as estradas, foi apresentada a necessidade da reunião dos produtores em associações para reformar ou pavimentar as estradas vicinais que dão acesso às fazendas. É através da formação destas associações e mantendo o modelo PPP que os recursos poderão ser geridos e a obra administrada. As comunidades da Xingu e Estrada do Café já formaram associações e estão desenvolvendo ações.


Compartilhe:

Comentários: