Município de Wanderley realiza audiência pública para a implantação de cisternas

 

Da redação com informações ascom

 

 A prefeitura de Wanderley, através do governo, “Um município melhor é a Gente que Faz”, realizou no dia 28 de fevereiro, uma audiência pública, no Galpão da Cidadania, para discutir a implantação de 582 unidades de cisternas do programa, “Água para Todos”, do governo federal. O município foi contemplado com 582 unidades de cisternas. As ações serão em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba – CODEVASF. A abertura do evento contou  com a presença do prefeito, José Conceição dos Santos, a presidente da câmara, Fernanda Sá Teles e demais vereadores, contou também com a presença do diretor da Codesvaf de Barreiras, Antônio do Carmo, representantes de associações e sindicatos rurais, agentes comunitário de saúde, igrejas, ADAB, EBDA e representantes do poder público.

 Durante o evento, o diretor regional da Codevasf, Antônio do Carmo, destacou que o objetivo do programa, é promover a universalização do acesso e uso da água em áreas rurais para consumo humano e para produção agrícola e alimentar, visando o pleno desenvolvimento e a segurança alimentar e nutricional  de famílias em situação de vulnerabilidade social.

 As cisternas são de polietileno, tem capacidade de 16 mil litros de água, tem vida útil de até 30 anos e apresenta economia na manutenção, qualidade e durabilidade do reservatório, além de não fornecer risco de vazamento. Essas cisternas  são destinadas as comunidades rurais que não tem abastecimento de água potável.   

 A iniciativa irá beneficiar 582 famílias de Wanderley. Os beneficiários devem ser para famílias de áreas rurais, em situação de pobreza ou extrema pobreza, com carência de acesso a água e renda per capita de até R$ 140,00, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do programa do governo federal, os aposentados que vivam exclusivamente da renda previdenciária, mesmo possuindo renda per capita superior a R$ 140,00, também podem ser beneficiados.

 Durante a audiência pública, foi formado o Comitê Gestor Municipal do Programa “Água para Todos”, composto por representantes da sociedade civil e poder público municipal, que serão  responsáveis pela indicação dos beneficiários e pela fiscalização do processo de cadastro e acompanhamento das famílias beneficiarias, a fim, de realizar reuniões nas localidades para a formação do comitê comunitário e reuniões abertas para questionamentos da população.

 


Compartilhe:

Comentários: