Muquém do São Francisco é aprovado pelo SELO UNICEF pela terceira vez consecutiva

Texto: Jayme Modesto

Fotos: Arquivo do prefeito de Muquém

O município de Muquém do São Francisco foi contemplado pela terceira vez consecutiva com SELO UNICEF, graças ao empenho da administração municipal que não tem medido esforços no sentido de oferecer as crianças e adolescentes uma qualidade de vida.

Esta outorga é o reconhecimento da juntura de esforços da equipe que trabalha junto ao gestor com os governos estadual e federal e com a sociedade civil para a melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes de Muquém do São Francisco.

“Esses prêmios são resultados do trabalho e dedicação de uma equipe atuante e comprometida com o futuro do município”, ressaltou o prefeito de Muquém, José NicolauTeixeira Leite.

O Selo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância)- Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esse espaço passa necessariamente pela elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento – físico mental e emocional – de crianças e adolescentes, processo que deve ser iniciado no município onde a criança vive. Uma forma encontrada pelo UNICEF de estimular os municípios a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que ele possa concretizá-la é a iniciativa Selo UNICEF – Município Aprovado.

Para executar as atividades pré-requisitos do selo, há três eixos temáticos: Esporte, cidadania e educação para a convivência com o semiárido e cultura e identidade. A equipe responsável pelos citados eixos desenvolveram projetos ao longo dos quatro anos (2009 a 2012), atendendo a metodologia da entidade que representa as nações unidas, cujo principal objetivo é mobilizar as pessoas para a melhoria da qualidade de vida. O gestor e a comunidade são provocados a observar, acompanhar e transformar a realidade em que vivem meninos e meninas. Assim, os municípios que conseguem avançar em um ciclo de quatro anos conquistam o reconhecimento internacional, como é o caso de Muquém do São Francisco, que é tri-campeã nesta conquista.

Os objetivos do selo são: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexo e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde da gestante; combater a AIDS, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.


Compartilhe:

Comentários: