Mutirões em Cotegipe (Oeste) e em Valente (Sisal) emitem gratuitamente documentos civis básicos

 

O mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) chegou ao município de Cotegipe, na região Oeste da Bahia e a ação vai até a quarta-feira (27). Estão sendo emitidos gratuitamente documentos civis básicos, como Cadastros das Pessoas Físicas (CPFs), carteiras de Identidade (CI) e de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Certidões de Nascimento. O mutirão está no Espaço Viva, próximo a Praça da Bandeira.

 Simultaneamente, o PNDTR também realiza mutirões no Território da Cidadania do Sisal com o ônibus Expresso Cidadã. Na segunda-feira (25), foi encerrado o mutirão de Valente e nesta terça-feira (26) inicia outra ação no município de Santa Luz, expedindo gratuitamente Cadastros das Pessoas Físicas (CPFs), carteiras de Identidade (CI) e de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

 Em Cotegipe, além da expedição de documentos, na segunda-feira (25), ocorreram palestras de representantes do Banco do Brasil e Banco do Nordeste e de profissionais da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário que explanaram sobre as políticas públicas e os programas oferecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

 O secretario de Agricultura de Cotegipe, Antonio José Arruti, considera o mutirão essencial para esclarecer aos trabalhadores e trabalhadoras rurais sobre as políticas públicas existentes para eles. “Temos políticas públicas maravilhosas, mas se essas informações não chegam à ponta, ao trabalhador rural, elas não trazem os benefícios almejados”, avalia.

 Para o evento, foram mobilizados assentados de três áreas de reforma agrária existentes no município, que somam 253 famílias. Na abertura do mutirão, na segunda-feira (25), houve a presença de movimentos sociais de luta pela terra, como representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do estado da Bahia (Fetraf-BA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cotegipe.

 O PNDTR é fruto de um trabalho conjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As atividades beneficiam os trabalhadores rurais da reforma agrária e da agricultura familiar a ter oportunidade à emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas e de acesso aos direitos previdenciários.

 

Cíntia Melo
Assessoria de Comunicação Social
Incra/BA
DRT 1816/BA


Compartilhe:

Comentários: